O Instituto Embraer e a Fundação Banco do Brasil concluíram a primeira etapa da parceria firmada em maio deste ano. Mais de 200 estudantes dos Colégios Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos, e Casimiro Montenegro Filho, em Botucatu, foram capacitados sobre a aplicação de Tecnologias Sociais para impactar comunidades, e desenvolveram soluções reais baseadas no uso de energia solar.
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Em Botucatu, o projeto beneficiou apicultores independentes que receberam equipamentos para beneficiamento da cera de abelha. Os equipamentos, que compõem a chamada “Estação do Mel”, serão importantes para geração de renda e redução do impacto ambiental das atividades. Já em São José dos Campos, o projeto beneficiou as escolas “Pandavas” e “Madre Teresa”, localizadas em regiões rurais, responsáveis por atender crianças em situação de vulnerabilidade social. Foram entregues oito postes de luz e oito lampiões, todos alimentados por energia solar. A construção e instalação foram realizadas pelos estudantes dos Colégios Embraer.
“Estamos orgulhosos desse início de resultados da parceria com a Fundação Banco do Brasil. As Tecnologias Sociais nos permitiram ampliar o impacto positivo na comunidade, com a participação ativa dos nossos estudantes. Essa é a essência do Instituto Embraer: trazer inovação social e formar jovens conscientes do seu papel cidadão”, disse André Tachard, Diretor do Instituto Embraer
Durante o projeto, os jovens foram sensibilizados sobre questões como direito à energia elétrica e transição energética, com o apoio de instituições parceiras como a Litros de Luz, que atua há mais de 20 anos na democratização do acesso à iluminação, e Casa Apis, responsável por desenvolver a Tecnologia Social do forno movido a luz solar.
A parceria, que deve seguir até 2026, visa implementar estas e outras Tecnologias Sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil. As iniciativas certificadas passam a integrar a metodologia pedagógica dos Colégios Embraer, considerando sua aplicação em benefício da população vulnerável das regiões onde as instituições de ensino estão inseridas.
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