Por Meon Em RMVale

Líderes empresariais da região recebem Joice Hasselmann em almoço-debate nesta sexta-feira

Durante encontro em São José, deputada do PSL defendeu reforma tributária, privatização e mudanças no ensino público


O Lide Vale do Paraíba (Grupo de Líderes Empresariais) recebeu a deputada federal e líder do Governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL), em almoço-debate nesta sexta-feira (2), em São José dos Campos. O encontro, realizado no Hotel Golden Tulip, reuniu os principais empresários da região, autoridades, imprensa, políticos e convidados.

Durante o evento, a deputada federal respondeu a perguntas de empresários e defendeu a Reforma Tributária, a redução do papel do Estado no mercado e mudanças no ensino público, entre outras medidas. Joice também criticou as concessões feitas aos deputados para aprovação da Reforma da Previdência na Câmara Federal.

A abertura do almoço-debate foi realizada por volta das 12h30, com a execução do Hino Nacional. Na mesa principal, acompanhando Joice Hasselman, estavam o presidente do Lide, Marco Fenerich, e os membros do comitê de gestão do grupo, Álvaro Caninéo, Marcelo Pimentel, Patrick Silva e Marcos Jorge Pereira. 

Fenerich destacou o papel do grupo de líderes empresariais na RMVale.

“Estamos indo [o grupo Lide Vale do Paraíba] do segundo para o terceiro ano e vejo todos os dias que temos a missão de promover e discutir o desenvolvimento da região. Temos de colocar em discussão  a boa governança e cobrar dos prefeitos e autoridades que sejam gestores e nos tragam novas indústrias, renda, desenvolvimento e empregabilidade. É nesse entorno que gira a nossa agenda e é nesse sentido que queremos a Reforma da Previdência e, junto a isso, a Reforma Tributária, para que tenhamos uma carga mais justa” comentou.

Para o empresário Marcos Jorge Pereira, que também é diretor do grupo Verzani & Sandrini, o evento fomenta a discussão de temas importantes para o empresariado da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba).  “O encontro é importante para troca de conhecimentos e informações, ao mesmo tempo em que participar do debate nos permite expressar nossos anseios quanto às reformas que precisam acontecer”, destacou.

Joice Hasselmann iniciou sua fala dizendo que ainda tem muito a ser feito para aprovação da nova Previdência.

“Tem gente respirando com alívio, mas não está nada ganho ainda. Não podemos cruzar os braços agora. Mesmo com os 379 votos lá na Câmara dos Deputados, ainda tem o segundo turno na Câmara e tem o Senado. Lembrando que o Senado ainda pode modificar o que a Câmara fez. E mais, foram feitas muitas concessões, as quais eu fui contra todas. Tive que votar na marra, sofrendo. Mas não tem como líder do governo votar contra o governo. Estou falando da concessão feita aos policiais e de uma lista gigantesca de concessões. Então não é hora de dizer que está tudo resolvido”, contou.

Além da Previdência, muitos empresários fizeram perguntas sobre a Reforma Tributária, tema considerado de "suma importância" pela deputada.

“Temos atualmente 450 bilhões de sonegação e evasão. Tá todo mundo com medo de falar de corte de imposto, mas não tem como a máquina andar sem uma reforma tributária. Acho que um imposto único ainda é muito perigoso, mas acredito na simplificação. E outra, tem de ter privatização, a redução do estado é necessária. Quem tem de administrar empresas são os empresários e especialistas em gestão do país”, destacou.

Outro tema comentado no debate foi a necessidade de uma reforma no modelo de ensino superior gratuito no Brasil. Questionada por Marcelo Pimentel, coordenador da Central de Comunicação da Universidade de Taubaté sobre o assunto, Joice declarou ser favorável a uma reforma do ensino.

"A universidade pública hoje atende aos mais ricos, enquanto os pobres estão pagando para estudar. Apesar de necessário, saibam que não será um processo fácil uma reforma no ensino gratuito. A oposição vai dificultar muito. Eu particularmente, sou a favor e adoraria participar disso”, comentou.

Para o gerente geral do Colinas Shopping, João Ferraz o evento favorece a região.  

"Um debate como esse em São José eleva ainda mais a importância da nossa região no cenário nacional e aproxima os empresários das cidades do vale, onde se estabelecem parcerias que contribuem com o desenvolvimento das cidades.  

Para o deputado federal Eduardo Cury (PSDB), o debate foi positivo não somente para os empresários, mas também para os representantes do Poder Público. 

“Um encontro como esse mostra que a sociedade está cobrando mais do Poder Público e colaborando mais. Para mim, como deputado, é uma excelente oportunidade de entender o que as pessoas consideram necessário para fazer as reformas. A vinda da Joice é muito importante, pois, como representante do governo, ela pode mobilizar os empresários”, disse.  

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.