RMVale

Escola de São José dos Campos supera Finlândia, Japão e Coréia do Sul em avaliação internacional

Média dos estudantes do Poliedro Colégio de São José dos Campos no PISA-S superou o resultado dos melhores sistemas educacionais do mundo; avaliação internacional é conduzida pela OCDE em cerca de 80 países

Escrito por Meon

06 DEZ 2022 - 17H12

Divulgação

Com o objetivo de avaliar a qualidade da proposta pedagógica e verificar o desempenho de estudantes de acordo com parâmetros internacionais, o Poliedro Colégio de São José dos Campos aderiu ao PISA-S, programa conduzido pela Fundação Cesgranrio que permite às escolas brasileiras aplicarem uma avaliação com os mesmos parâmetros do PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Programme for International Student Assesment), um dos mais conceituados estudos comparativos de desempenho escolar realizado a cada três anos em mais de 80 países pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Led8JTzToBSEKCgdlKiFyX

O exame do PISA permite avaliar em que medida os estudantes de 15 e 16 anos, perto do final da escolaridade obrigatória na maioria dos países, adquiriram conhecimentos e competências essenciais para a plena participação nas sociedades modernas. Para isso, avalia a proficiência dos estudantes em leitura, matemática e ciências, além de compreender a capacidade dos alunos para analisar, raciocinar, resolver e interpretar problemas em diversas situações.

A adesão do colégio de São José dos Campos ao PISA-S (PISA para Escolas) aconteceu em 2021, e os alunos da instituição superaram as médias brasileiras e as melhores médias de desempenho de países desenvolvidos.

Segundo Andrea Godinho, coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Poliedro Colégio, 82 alunos da instituição foram selecionados pela Cesgranrio para formarem uma amostra representativa da escola e participarem, de forma voluntária, da avaliação. “Ficamos todos muito felizes e orgulhosos dos resultados porque comprova que os alunos adquiriram as competências e habilidades tão necessárias aos profissionais do século XXI e podem exercer sua cidadania de forma plena”, conta.

Divulgação
Divulgação
Poliedro Colégio, de São José dos Campos, supera Finlândia, Japão e Coréia do Sul em avaliação internacional


À frente de países desenvolvidos

As médias obtidas foram: 585 pontos em Leitura (OCDE: 487; Brasil: 413), 566 pontos em Matemática (OCDE: 489; Brasil: 484) e 553 pontos em Ciências (OCDE: 489; Brasil: 404).

Os resultados do Poliedro Colégio foram comparados com os dados oficiais do último PISA (2018), e colocaram a escola entre as três primeiras posições do ranking de todos os países participantes do PISA Internacional, para cada uma das três áreas avaliadas. O Poliedro ficou à frente dos melhores sistemas educacionais do mundo, como a Finlândia, o Japão e a Coreia do Sul.

Reprodução
Reprodução
Avaliação Poliedro Colégio comparada às médias


“Para nossa escola os indicadores são reflexo de um projeto pedagógico diferenciado e contemporâneo, que coloca o estudante como protagonista no processo de aprendizagem, e no qual as formações intelectual e humana caminham juntas para formar cidadãos conscientes de suas competências, habilidades e projeto de vida, preparados para lidar com os desafios do mundo do trabalho e da sociedade moderna”, explica Godinho.

Daniele Balsan, 16 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio, foi uma das estudantes que participaram do exame. A aluna afirma que se empolgou com o resultado. “Os resultados me surpreenderam e fiquei muito feliz, pois fomos selecionados aleatoriamente, e não os alunos que tinham as melhores notas, o que demonstra que o ensino está bem democratizado entre nós. Isso me deu mais certeza de que estou no caminho certo e na escola que poderia oferecer os melhores resultados para minha carreira e minha vida futura”, relata.

Novo Ensino Médio e novas habilidades e competências

A adesão ao Pisa para Escolas (PISA-S) mostra o comprometimento do Poliedro com a qualidade de ensino e formação humana dos seus alunos.

O Poliedro Colégio também é pioneiro na implementação dos Itinerários Formativos e do novo Ensino Médio, oferecendo desde 2021 a nova estrutura. No Colégio de São José dos Campos os estudantes podem optar por mais de por mais de 20 trilhas, entre os Itinerários e as diversas eletivas disponíveis, nos quais aprendem a desenvolver pensamento criativo, empatia, cooperação, autonomia, liderança e autoconhecimento, entre outras habilidades. Este formato surgiu com a reformulação e a nova estrutura do Ensino Médio, cuja implementação nas escolas do País começou este ano e deve ser finalizada até 2024, conforme calendário do MEC.

Sobre o Poliedro Colégio

Com escolas próprias em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Poliedro Colégio já beneficiou mais de 13 mil estudantes ao oferecer uma educação integral que vai muito além da sala de aula.

Com uma metodologia de excelência, baseada na formação acadêmica e humana, no apoio pedagógico e na tecnologia, o Poliedro desenvolve o aprendizado para a vida toda, potencializando competências e formando cidadãos atuantes que farão a diferença na construção de um mundo melhor. 

Para mais informações, acesse o site www.colegiopoliedro.com.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.