RMVale

Escola marca histórias de vida há mais de 100 anos

Na zona norte de são José, Santaninha une tradição e tecnologia

Escrito por Meon

16 JUN 2023 - 15H34

Adenir Britto/PMSJC

Em 1920, São José dos Campos deu início ao processo de industrialização do município, com incentivos para fábricas e um plano voltado à modernização. Em meio às inovações da época, nasce a escola Santana do Paraíba, marco na região norte há 103 anos, cercada de memórias e histórias.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

A história da escola, carinhosamente apelidada de Santaninha, mistura-se à história da cidade que une cultura, tradição e tecnologia, e hoje é o principal município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, com relevância no setor aeronáutico e aeroespacial.

História entre gerações

A arquitetura centenária do prédio da Emef Santana do Paraíba com pisos, portas e móveis antigos de madeira, escadas na entrada e descida do pátio, remete ao passado e às gerações que passaram por ali, e reforça a importância de manter as memórias visando o futuro, com oferta de educação de qualidade aos 500 alunos matriculados na escola recém-municipalizada pela Prefeitura de São José dos Campos.

Entre os ex-alunos está dona Gonçalina de Lima, 68 anos, mãe de 8 filhos, com 11 netos e 2 bisnetos. A moradora da Vila Sinhá recorda com carinho os tempos de escola, onde estudou na década de 1960.

Dona Gonçalina ainda frequenta os espaços da Santaninha, mas agora para acompanhar o neto Lorenzo Simões Ribeiro, 8 anos, do 3º ano.

Preparando o futuro

Para Samuel Castilho Silva Maciel, 10 anos, do 5º ano, “a escola prepara para o futuro e o papel dos professores é muito importante”.

“Gosto muito daqui, o que acho mais legal são as aulas de educação física, de matemática e o recreio. Meu lugar preferido é o pátio. Precisamos cuidar muito da nossa escola para que ela continue sendo boa”, diz.

Ana Luiza Antunes Magalhães, 11 anos, do 5º ano, quer ser professora quando crescer e acredita que “a escola vai ajudar nesse sonho”. Para ela, as aulas de ciências, história e geografia são as favoritas, mas todos os espaços e educadores devem ser reconhecidos.

Professora há 12 anos na rede de ensino municipal, Maria Cardoso está em seu primeiro ano na escola Santaninha e considera a municipalização um processo relevante para a educação pública da cidade.

Parabéns, Santaninha!

Os 103 anos completados neste semestre serão celebrados com toda a comunidade escolar reunida na tradicional Festa Junina da escola. O Arraiá do Santaninha será neste sábado (17), das 9h às 13h, com comidas típicas, brincadeiras e danças.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.