Um grupo de mais de 70 estudantes do Ensino Fundamental estará reunido virtualmente, entre os dias 25 e 26 de setembro, para participar da edição 2020 dos eventos PoliONU Teen e Fórum Social, organizados, respectivamente, por alunos do 9º e 8º ano do Colégio Poliedro de São José dos Campos, com a participação dos alunos da unidade de Campinas.
Ambos os projetos buscam contribuir para o desenvolvimento da consciência cidadã e do senso de empatia ao mostrar como alguns problemas do nosso e de outros países podem afetar, direta ou indiretamente, toda a sociedade. O desenvolvimento acadêmico também é beneficiado pelas iniciativas.
O PoliONU Teen é uma simulação estudantil da Organização das Nações Unidas (ONU) totalmente organizada por alunos, sob a orientação de professores e da coordenação pedagógica, que estimula o debate e a criação de soluções para as diversas questões da atualidade, desenvolvendo habilidades como oratória, argumentação, resolução de conflitos, consenso e trabalho em equipe. Trata-se de um espaço de discussão que visa a apresentar novas ideias que prezam pelo apoio e bem-estar comum.
Neste ano, os alunos formarão equipes para representar o Comitê de Direitos Humanos (CDH), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Entre os temas abordados, estão: “A violação aos direitos humanos dos povos indígenas e nômades”; “Escravidão moderna e a violação dos direitos humanos nas relações trabalhistas atuais”; e “A ausência de direitos humanos nas favelas ao redor do mundo”.
O PoliONU Teen tem ainda a tradição de executar algumas atividades culturais com o intuito de criar um clima de descontração e aproximar os participantes. Neste ano, a programação incluirá lives musicais e espaços para que os alunos mostrem os seus talentos.
Simultaneamente ocorre o Fórum Social, simulação do encontro internacional articulado pela sociedade civil para discutir questões relacionadas ao meio ambiente, economia e, sobretudo, à superação das desigualdades sociais. O debate é realizado por alunos do 8º ano, que, neste ano, vão abordar os temas: “Princípios democráticos e justiça social” e “Crise e (r)evolução: qual planeta queremos para o futuro?”.
Segundo Flávio José dos Santos Lima, coordenador do Ensino Fundamental do Colégio Poliedro de São José dos Campos, os projetos buscam incentivar o protagonismo dos jovens para que reflitam sobre grandes questões contemporâneas a partir de um ponto de vista diferente. "Os participantes percebem que há muito além da sua própria realidade, seguindo uma linha de raciocínio alternativa. Então, as iniciativas ampliam a tomada de consciência de uma cidadania global, reforçam o posicionamento crítico e estabelecem o contato do aluno com temas políticos, que passa a querer fazer algo que impacte positivamente a sociedade".
Empregada doméstica é presa novamente por suspeita de envolvimento no latrocínio de mecânico em São José dos Campos
Após liberação judicial no fim de junho, mulher foi detida hoje após novas evidências apontarem que ela passou informações privilegiadas aos assaltantes
Kiev amanhece sob fumaça após maior ataque russo
Rússia lançou 550 drones e 11 mísseis contra a capital ucraniana; bombardeios atingiram quase todos os distritos
Comunicação consistente pelo WhatsApp pode fortalecer a imagem da marca e gerar mais vendas
Empresas adotam o app como canal estratégico de relacionamento e consolidam presença com linguagem alinhada e atendimento eficiente
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.