Por Rodrigo Fernandes Em RMVale

Escolas municipais de São José participam de programa com a Nasa

Parceria com agência espacial americana visa capacitar alunos como pesquisadores

assinatura nasa sjc

José Raimundo Coelho, presidente da AEB, assina a parceria ao lado do prefeito Felicio Ramuth

Beto Faria/PMSJC

São José dos Campos é a primeira cidade brasileira escolhida para integrar o programa “Globe Brasil” - Programa mundial de pesquisas -, desenvolvido pela Nasa (Agência Espacial Americana), presente já em 117 países.

A participação é fruto de um convênio entre a Prefeitura de São José e a AEB (Agência Espacial Brasileira). O acordo foi firmado na última quarta-feira (10).

“Os alunos da nossa rede municipal se tornaram pesquisadores mirins da Nasa. Irão coletar informações e fazer parte de uma grande rede de jovens pesquisadores”, explica o prefeito Felício Ramuth (PSDB)

O ato da assinatura ocorreu no auditório do Cedemp (Centro de Educação Empreendedora). Junto ao presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho estava também a secretária de educação e cidadania, Cristine de Angelis.

O programa

O programa “Globe” está inserido em escolas de todo o mundo desde 1994. No Brasil, teve início em 2015 com um projeto piloto em Brasília e, pela primeira vez, contará com a participação de estudantes de São José dos Campos. A participação dos alunos da rede de ensino municipal acontecerá por meio da coleta de dados ambientais sobre clima, solo e vegetação, entre outros.

“O Globe trata de ciências naturais, ambientais, que aquilo que é mais importante para a garantia da nossa permanência no planeta”, ressalta o presidente da AEB, José Raimundo Braga.

“Trata-se de uma oportunidade muito forte para que você comece uma estruturação de ensino de outra maneira, com a preocupação pelo aprendizado”, destaca o presidente da Agência Espacial Brasileira.

Capacitação

Os professores e técnicos de educação e saúde serão capacitados por uma equipe habilitada pela Agência Espacial Americana para ensinar as crianças a coletar os dados e realizar os estudos.

“Estamos ampliando o workshop que será realizado no final do mês para técnicos de saúde já que uma das atividades será o de gerenciar o comportamento do mosquito Aedes Aegypti”, detalha Márcio José Catalani, assessor técnico pedagógico da Secretaria de Educação e Cidadania.

Márcio ainda detalha os termos dessa cooperação. “A Nasa irá oferecer todo o suporte necessário, porém trata-se de um programa autossustentável, através da capacitação dos nossos profissionais”, explica o assessor técnico pedagógico.

Os dados coletados serão integrados em um banco de dados mundial e ficará a disposição de pesquisadores internacionais que podem utilizar essas informações.

Um workshop promovido por funcionários da Nasa com técnicos de educação, saúde e professores está agendado para o final do mês de maio.

O programa em São José dos Campos está previsto para iniciar em 25 escolas municipais do ensino fundamental já no mês de junho e poderá ser ampliada para toda a rede municipal após uma avaliação no final do ano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Fernandes, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.