A Igreja Matriz de São José dos Campos
Carol Tomba/Meon
Muito se comenta, mas ninguém de fato chegou a comprovar. Um possível túnel para a passagem de escravos entre a Igreja São Benedito até a Igreja Matriz de São José, no marco zero da cidade. Segundo o historiador Akira Umeda, do Departamento de Patrimônio Histórico da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), não há comprovações sobre a passagem.
“Muitas pessoas de São José dos Campos, principalmente as mais antigas, contam a história da passagem e do túnel que começa na Igreja de São Benedito, mas como toda lenda, há várias versões e nenhuma comprovação. Uma das versões é que existe uma passagem da Igreja São Benedito até o Banhado. Outra versão estende o percurso até a Igreja Matriz”.
Para o historiador, o túnel estaria de acordo com o que se conta atrás do altar da Igreja São Benedito e atrás do alto da Matriz. “Acredita-se que esse possível túnel serviria para a fuga ou proteção dos escravos no século 19. Na Igreja de São Benedito, de fato, existe uma parte de madeira no chão, cimentada e concretada, como um alçapão, que poderia dar para algum túnel. Mas nunca foi verificado por pesquisas arqueológicas ou qualquer outro estudo sobre esta suposta passagem dar para um túnel”, diz Umeda.
Sobre a construção do possível túnel, também não há muito o que precisar. "Ele pode ter sido construído junto com a Igreja ou posteriormente, visto que ela começou a ser construída em meados do século 19 e teve diversas e longas etapas. Também não há estudos que comprovem se há alguma passagem na Igreja Matriz, principalmente por esta versão que conhecemos ter sido construída recentemente, em 1936”, completa o historiador.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.