RMVale

Evento discute Abuso Sexual Infantil em Jacareí

Debate reúne cerca de 500 pessoas

Escrito por Meon

23 MAI 2024 - 14H46 (Atualizada em 23 MAI 2024 - 15H38)

PMJ

A Prefeitura de Jacareí realizou no último dia 20, um evento em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação reuniu cerca de 500 pessoas interessadas na proteção de crianças e adolescentes, como técnicos, educadores, acadêmicos, pais, responsáveis, além do público em geral.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: 

O encontro foi realizado no Teatro Municipal Ariano Suassuna, e está relacionado à mobilização nacional do dia 18 de maio. A programação contou com a apresentação do projeto ‘Educar para Proteger’, desenvolvido na rede municipal de ensino de Jacareí, e apalestra ‘Famílias e Internet - Como aumentar nossa segurança’ com a especialista no tema, Sheylli Caleffi.

A secretária de Assistência Social Benedicta Peixoto fala sobre a importância de se debater sobre este tema. “É uma questão relevante, ainda mais nestes tempos de novas tecnologias e redes sociais, onde pessoas com más intenções podem fazer contato direto com as crianças e adolescentes. Importante lembrar, também, que os abusadores podem estar mais próximos das vítimas do que possamos imaginar”.

Já a psicóloga Suellen de Lourdes Borrett Silva, membro da Rede Protetiva, ressalta a união entre as áreas da Prefeitura no trato deste tema. “Esta é uma ação intersetorial com muitos agentes participando. Essa união é importante para que possamos abranger as crianças dentro dos mais diversos ambientes dentro do serviço público”.

Números no Brasil

O Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2024 também identificou que, entre as notificações de violência sexual ocorrida contra crianças e adolescentes, a maioria das vítimas são do sexo feminino. Em 2022, foi constatado que as meninas abusadas corresponderam a 87,7% dos casos de violação ocorridos no país.

Além disso, a publicação verificou dados interessantes sobre a localidade em que a violência ocorre: em 68,7% dos casos, ou seja, na maior parte, o abuso ocorreu no ambiente residencial. Outros locais relevantes são a escola e as vias públicas, que figuraram em 3,9% e 5,3% das notificações em 2022, respectivamente.

18 de Maio

A data foi instituída no ano 2000, pela Lei Federal 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli Crespo, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada, morta e carbonizada, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.