RMVale

Filme mostra 350 anos do Convento Santa Clara em Taubaté

Local é patrimônio oriundo das origens do município

Escrito por Meon

05 JUL 2024 - 10H53 (Atualizada em 05 JUL 2024 - 13H59)

Divulgação

No sábado (6), às 14 horas, o Cineclube Rede Cidade “Coronér Pituba” irá exibir o documentário "Santa Clara - O Convento de Taubaté", dirigido por Marco Aurélio Gobbo e Rogério Gobbo, com produção da Kuka Livre Produções e Educando Cantando Produções, em parceria com a Zaina Produções.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

As atividades fazem parte do “CIC – Cinema, Inclusão e Cidadania”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo.

O documentário conta um pouco da história, desde o início da construção do Convento e a sua passagem ao longo dos tempos até os dias atuais, além da comparação e semelhança com os templos das cidades de Assis, na Itália, e de Taubaté. O Convento Santa Clara é um patrimônio oriundo das origens do município. São 350 anos de história da edificação, 132 dos capuchinhos em Taubaté e mais de 50 anos da tradicional trezena de Santo Antônio.

O lugar abrigou religiosos de São Francisco, da Ordem dos Frades Menores da Regular Observância vindos do Rio de Janeiro, sob a invocação de Santa Clara, até 1868, quando foi desativado. Na sequência foi escola, Instituto de Agricultura e Liceu de Artes. Em 1842, o prédio foi parcialmente destruído por incêndio. Reconstruído, em outubro de 1886, o Convento recebeu a visita do imperador Dom Pedro II. Em 1892, novos religiosos ocuparam o Convento. Em 1927 e 1967 passou por várias reformas. Em 1986, a torre sineira -parte remanescente da construção primitiva- foi tombada pelo IPHAN.

O “CIC” é uma ação de incentivo ao cineclubismo por meio de projeção de filmes (longa, média ou curta-metragem), especialmente independentes, com promoção de debates sobre as obras, com possibilidade de participação de cineastas, realizadores, produtores audiovisuais. “Por meio de exibições promovemos a valorização da nossa história e memória, refletindo sobre o papel do cinema e de questões como a preservação patrimonial”, destaca o produtor executivo, cineasta André Ferreira.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.