Por Rodrigo Ribeiro Em RMVale

Foliões temem pela perda da tradição do Carnaval de São Luiz do Paraitinga

Frequentadores criticam organização e ausência da tradição em 2015

20150215lacazjuca_2

Foliões temem pela perda da tradição do Carnaval de São Luiz do Paraitinga

Foto: Lucas Lacaz

Alguns frequentadores assíduos do carnaval de São Luiz do Paraitinga -famoso pela tradição de suas marchinhas- criticaram a festividade deste ano na cidade. A reprovação ficou por conta da estrutura e organização da festa e principalmente pela perda da tradição luizense.

Para Daniel Alves, responsável pelo site Adoro São Luiz do Paraitinga, desenvolvido para informar aos visitantes sobre comércios, hotelaria, cultura, pontos turísticos, gastronomia, festas populares, etc., tudo começou quando a prefeitura anunciou a terceirização do carnaval a poucas semanas do evento.

"Um carnaval tão grande e que acontece em uma cidade tão pequena deveria ter investimentos em conscientizar os visitantes a respeito da nossa tradição e costumes locais, sem contar a infraestrutura para receber as pessoas, que também ficou a desejar. Muitas casas rodavam músicas quase que 24 horas, e tocavam de tudo, menos as músicas de marchinhas daqui, sendo que existe uma lei municipal protegendo nossas marchinhas", conta Alves.

"É a primeira vez que nos envergonhamos do que passamos nesses quatro dias. Se houver outro carnaval assim mal estruturado e sem campanha de conscientização, não faremos mais a cobertura com fotos ou informações. Quarta de cinzas será dia de luto cultural", conclui Alves.

A página do site no Facebook possui 8.367 membros e recebeu críticas sobre o carnaval de 2015. "Fui em busca da alegria, da tradição e das marchinhas, mas infelizmente foi depressivo e frustrante. Paguei a hospedagem que está de parabéns pela atenção dos proprietários, comida maravilhosa e casa acolhedora. Foram as lembranças dessas pessoas que ficaram pra mim e "zero carnaval"", conta Maria Cecilia Cyrino Moreira.

"Minha família e eu somos amantes dessa cidade e desse carnaval, fomos três dias esse ano e nos chocamos com o comportamento e nível cultural de muitos frequentadores. Triste demais ver que aquele carnaval lúdico passou longe em 2015! Espero que em 2016 o carnaval da cidade mais bela do mundo seja familiar e feliz, onde possamos curtir com amor e leveza cada marchinha", postou Carol Vargas Coelho. 

"Meu marido e eu amamos a cidade e há quatro anos estamos no carnaval mais lindo de São Paulo! Mas este ano também ficamos tristes com a quantidade de pessoas que com certeza não foram atrás da tradição luizense! Muitos bêbados, pouca organização. Até no posto de gasolina tocando funk. E a Lei Municipal? Vamos acompanhar para que 2016 possamos sim voltar e ver o maravilhoso carnaval tradicional que conhecemos", disse Rosangela Sales.

"Sou frequentadora do carnaval de São Luiz há cerca de 10 anos e sem dúvida nenhuma, esse ano foi o pior carnaval, não tinha estrutura nenhuma, o som estava péssimo sem contar que tinha gente com caixas de som com outros tipos de musicas (o que sempre foi proibido)", postou Kelly Moraes.

"Esse carnaval foi muito desorganizado. Todos os anos é tudo bem organizado, bem estruturado. Todos os anos vejo barreiras impedindo que as pessoas entrem no centro com caixas de som, garrafas de vidro, coolers. Esse ano vi centenas de garrafas de vidro quebradas no chão, caixas de som tocando funk na praça, sertanejo, pagode. Coisas, teoricamente, proibidas no carnaval luizense. Cadê a organização dos outros anos? Fiquei triste demais por ver tanta coisa acontecendo fora do padrão luizense de carnaval", disse Juliana Zuchinalli.

"Minha família é de São Luiz e esse é o 5º carnaval que passo na cidade. Amo São Luiz. Esse ano com a confusão sobre quem ia patrocinar a festa, o carnaval ficou largado. A prefeitura não demonstrou nenhum interesse em organizar a festa que faz parte da história da cidade", postou Adriana Martins Lima.

Segundo Cláudia Helena, assessora de Cultura de São Luiz do Paraitinga, toda a programação prevista para o carnaval na cidade foi realizada com sucesso. Com relação ao controle de som Cláudia explica que "existiu a fiscalização. Já temos essa dificuldade e esse ano foi maior pelo volume de pessoas, a fiscalização faz a solicitação e alguns minutos depois as pessoas voltam a ligar o som, garantir que todos na cidade colaborem foge do controle, como é um decreto municipal não podemos prender a pessoa, mas fazemos a notificação pra tirar esse tipo de som", explica.

De acordo com Cláudia, o aumento no número de pessoas está relacionado ao cancelamento de carnavais em algumas cidades, como por exemplo, Parati, que estava com uma programação fechada para todo o feriado, mas teve a festa cancelada na sexta-feira (13).

Com relação ao controle de garrafas de vidro, Cláudia afirma que a fiscalização foi feita nas entradas de São Luiz. "Mas muitas pessoas ficam hospedadas em casas e chegam bem antes para o carnaval. Essas pessoas já chegam com seus estoques e em momentos variados saem das casas e chegam no local do evento. Com certeza nosso efetivo não foi o suficiente para fazer um controle perfeito sobre isso", conta.

"Mas até na abordagem do som, pedimos para as pessoas tirarem o liquido das garrafas de vidro para as de plástico e isso foi bem aceito por inúmeras pessoas", diz Cláudia, que não acredita que a indefinição sobre a terceirização ou não do carnaval tenha atrapalhado a organização da festa na cidade.

"A empresa que ganhasse iria organizar o espaço de comidas e bebidas e iria entrar com esse valor para o caixa da prefeitura, uma vez que isso não aconteceu a prefeitura assumiu a praça de alimentação e bebidas e fez a concessão de abertura particular para cada barraca. Mas o evento continuou do mesmo jeito, tudo que estava planejado aconteceu, toda programação, shows, blocos e etc.", conclui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.