Por Idelter Xavier Em RMVale

Formando do ITA recebe diploma vestido de mulher em São José

Engenheiro diz que foi obrigado a se desligar da FAB por ser homossexual

O engenheiro Talles de Oliveira Faria, de 24 anos, se formou no ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica) no último sábado (17), em São José dos Campos. O fato inusitado é que ele foi à cerimônia de entrega dos diplomas de vestido, salto alto e maquiagem.

O vídeo, que viralizou rapidamente nas redes sociais, chocou algumas pessoas e dividiu opiniões. O estudante é natural de Varginha (MG) e veio morar na cidade apenas para estudar engenharia da computação e seguir carreira na FAB (Força Aérea Brasileira). De acordo com ele, a intenção de se vestir como uma mulher era alertar sobre os casos de homofobia dentro do ITA.

“O objetivo foi provocar uma reflexão nas pessoas, para que elas consigam perceber que o ITA não é um mar de rosas nem nada disso que todos pensam. O diálogo interno não funciona lá dentro. Eu me mudei para cá achando que fosse isso e encontrei uma coisa totalmente diferente”, afirma Talles.

Segundo o estudante, ele foi desligado da FAB por conta de sua orientação sexual no início do ano passado. “Eu participei de uma manifestação contra a homofobia e me vesti de 'drag queen'. A partir disso eu comecei a receber punições por ter pintado meu cabelo, por usar maquiagem e coisas do tipo. Foi aberta uma sindicância e minha vida pessoal foi investigada, pegaram postagens minhas no Facebook fora de contexto e sem qualquer ligação à Aeronáutica. A justificativa deles foi que minha postura não era coerente com o decoro da classe”, informa o engenheiro.

O estudante se desligou da FAB para poder continuar cursando engenharia até se formar, no fim deste ano. “Eu terminei o curso normalmente, sem tomar atitudes, mas já estou movendo uma ação junto ao meu advogado para que eu consiga ser reintegrado à FAB e devidamente indenizado. O caso da formatura já vinha sendo planejado. É uma vergonha ética a que eles estão passando e eles precisam ser expostos por isso”, finaliza Talles.

Nota da FAB
Inicialmente, é importante esclarecer que o ITA tem alunos militares e civis, sendo que enquanto o segundo grupo participa estritamente da formação acadêmica, o primeiro cumpre atividades militares e, portanto, subordinado às regras específicas para os militares.

Muito tem sido veiculado na imprensa sobre as alegações do recém-formado engenheiro pelo ITA e ex-militar Talles de Oliveira Faria, acerca de uma provável retaliação por parte da instituição, em função de sua opção sexual. Quanto a isso, cabe-nos esclarecer alguns fatos:

Em fevereiro de 2016, o ex-aluno requereu formalmente o licenciamento do serviço ativo da Aeronáutica. Dessa forma concluiu com sucesso seu curso superior como aluno civil. Ele alega ter sido pressionado a fazer tal requerimento, no entanto, esta foi uma decisão unilateral do próprio ex-militar, com a intenção de permanecer cursando o ITA uma vez que as diversas transgressões disciplinares que cometeu levariam a um comprometimento de sua avaliação como militar.

Cabe ressaltar que as transgressões cometidas pelo então aluno são passíveis de punição e se aplicariam a qualquer militar. Mais importante ainda é salientar que a abertura dos processos de apuração de transgressão disciplinar nada tem a ver com a sua orientação sexual, mas sim com a conduta e atitudes assumidas pelo Engenheiro Talles, as quais sujeitariam qualquer militar à punição.

Dentre tais transgressões estão a apresentação do uniforme em desalinho e a não utilização correta do uniforme. Cabe ressaltar que as punições para estas transgressões estão previstas nos regulamentos militares. 

A conduta inadequada nas redes sociais, ocasiões nas quais desrespeitou símbolos nacionais e relacionou a Instituição a assuntos político-partidários, sexuais e religiosos, foi também objeto de apuração, no entanto, o engenheiro Talles não sofreu punição por este motivo. 

Relembramos que a carreira militar é composta de prerrogativas, direitos, deveres e obrigações, desta forma, todos os militares são submetidos às regras que conduzem sua rotina e sua conduta. O engenheiro Talles de Oliveira Faria era consciente de seus deveres e também de seus direitos, no entanto, apesar de gozar de seus benefícios, não cumpriu plenamente seus deveres como militar da Força Aérea Brasileira.

Outro aspecto a ser salientado é o fato de o engenheiro Talles ter entrado com requerimento para a realização de mestrado no ITA, o que comprova que ele considera a escola um ambiente satisfatório para suas futuras atividades acadêmicas e desenvolvimento profissional.

Sobre o suposto monitoramento de mídias sociais, não há uma busca ativa pelos perfis dos alunos. Contudo, pelas próprias características dessas mídias, publicações de alta repercussão acabam se tornando de conhecimento da chefia de qualquer organização e podem ser levadas em consideração na apuração de um processo disciplinar, como acontece inclusive em organizações civis.

Por fim, diante de todas as oportunidades oferecidas ao ex-aluno, a Aeronáutica julga que disponibilizou opções para que pudesse prosseguir com seus objetivos acadêmicos dentro de uma das mais renomadas instituições de ensino do país. Esse fato pôde ser comprovado no último sábado, durante a cerimônia de formatura, ao entregar a Talles seu diploma de engenheiro da computação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Idelter Xavier, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.