Com duas mortes e mais de 2,5 mil casos confirmados de dengue neste ano, Pindamonhangaba foi alvo de uma operação estadual de combate à doença nesta sexta-feira (9).
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
A ação faz parte do Centro de Operações de Emergências (COE), estabelecido pelo Governo de São Paulo em resposta ao elevado número de casos em diversas cidades do estado. Esta é a primeira vez que a região recebe a atuação do COE.
Agentes da Defesa Civil estadual, Defesa Civil municipal e equipe de controle de vetores percorreram várias ruas do centro e bairros da cidade. O propósito da operação foi inspecionar espaços públicos e propriedades para eliminar focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.
"Monitoramos os casos em todo o estado e observamos que Pindamonhangaba está em uma situação epidêmica, exigindo uma ação incisiva por parte do poder público. Estamos inspecionando espaços públicos, visitando residências e aplicando a nebulização", explica o tenente e porta-voz da Defesa Civil, Maxwell de Souza.
Além dessas medidas, que contaram com o suporte de drones, os agentes distribuíram panfletos na região central com orientações aos moradores sobre como combater a doença em casa.
"Também distribuímos panfletos para todas as pessoas que passam pela região central. O morador precisa compreender o seu papel, afinal, 80% dos criadouros dos mosquitos estão dentro das residências", destaca.
Pindamonhangaba registrou 2.502 casos de dengue até a quinta-feira (8). No ano passado, de janeiro a dezembro, foram confirmados 2.507 casos. Além disso, há dois óbitos pela doença em 2024.
Apesar disso, a prefeitura considera os casos como leves. Dos diagnósticos confirmados, apenas oito pessoas estão hospitalizadas.
"Os casos ainda são leves. 90% dos casos são bem leves. São somente oito pacientes internados, entre os 2.502 diagnósticos confirmados", assegura a secretária de saúde do município, Sílvia Mender.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.