RMVale

Governo de SP vai distribuir repelente para grávidas

COE anuncia ainda mais leitos hospitalares e compra de medicamentos

Escrito por Meon

15 MAR 2024 - 08H36 (Atualizada em 15 MAR 2024 - 08H44)

O Centro de Operações de Emergência (COE), do Governo de São Paulo, anunciou três novas medidas para combater a dengue no estado, após ter decretado emergência em saúde pública em 5 de março.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A primeira medida é a aquisição de 300 mil unidades de repelentes específicos para gestantes, beneficiando cerca de 50 mil mulheres no estado. Esses repelentes serão distribuídos durante o período de emergência para todas as grávidas, tanto aquelas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na rede particular. O processo de compra emergencial será iniciado nos próximos dias.

"Nosso objetivo é oferecer às gestantes, um grupo de risco para dengue, zika e chikungunya, mais uma camada de proteção para sua saúde e a de seus bebês", destacou Priscilla Perdicaris, secretária de Estado da Saúde em exercício.

Durante a quinta reunião do COE, membros da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do núcleo de Emergências, Evidências e Respostas participaram para fornecer subsídios para as decisões e documentos técnicos estaduais.

Os membros validaram a resolução que estabelece o primeiro comitê estadual de investigação de óbitos por arboviroses urbanas. "É essencial investigar todos os casos suspeitos e confirmados e identificar os fatores associados às ocorrências. Essas análises e respostas orientam as ações para reduzir o número de óbitos no estado", ressaltou Regiane de Paula, coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da SES.

Além disso, a SES anunciou a compra centralizada de medicamentos e insumos para distribuição aos municípios. O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital, está abrindo 28 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI. A rede de leitos hospitalares está sendo monitorada para atender aos casos graves e de alta complexidade.

O COE está enviando um novo ofício ao Ministério da Saúde, solicitando o repasse de recursos ao Estado. Até quinta-feira (14), São Paulo registrou 214.757 casos confirmados de dengue, com uma taxa de 483 casos para cada 100 mil habitantes e infelizmente 66 óbitos confirmados. No total, 44 municípios paulistas já decretaram estado de emergência.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.