RMVale

Governo do Estado de São Paulo lança livro sobre o “Vale do Futuro"

Cerimônia contará com a participação do governador João Doria, do vice-governador Rodrigo Garcia, de secretários de Estado e de autoridades da região do Vale do Ribeira

Escrito por Meon

13 DEZ 2021 - 12H36 (Atualizada em 13 DEZ 2021 - 13H26)

Divulgação

O Governo de São Paulo lança nesta segunda-feira (13), às 18 horas, no Palácio dos Bandeirantes (Avenida Morumbi, 4.500 – Morumbi, São Paulo-SP), o livro “Vale do Futuro”. Colorida e repleta de fotos e de indicadores socioeconômicos e de sustentabilidade, a publicação joga luzes nos dois anos de existência do programa e em sua aplicação no Vale do Ribeira – região que registra o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.

Participam da cerimônia na Sala São Paulo o governador João Doria (PSDB), o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), os secretários de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, o deputado federal Samuel Moreira (PSDB) e o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), Dinamerico Gonçalves Peroni (PSDB), que também é prefeito de Itariri-SP.

A obra foi elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe), que também patrocina a produção de 200 exemplares físicos. Essa primeira edição será entregue sem custo a prefeitos, secretários de Estado e demais autoridades, pesquisadores e técnicos que tenham envolvimento com o programa “Vale do Futuro”. A partir do dia 14 (terça-feira), um e-book em Português e em Inglês estará disponível para acesso livre no site www.valedofuturo.sp.gov.br

O livro também abarca dados que valorizam as riquezas, as potencialidades e as vocações do Vale do Ribeira, assim como as perspectivas de transformação da região para 2030. São 4 os capítulos da obra: “O Vale que queremos”, “Oportunidades e riquezas do Vale do Ribeira”, “Entregas e resultados do Vale do Futuro” e “O desenvolvimento continua: um olhar para o futuro”

“O ‘Vale do Futuro’ é colocado em prática pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional em parceira com outras pastas e autarquias do Governo de São Paulo. Em dois anos, foram investidos, por meio da iniciativa, mais de R$ 1 bilhão no Vale do Ribeira, beneficiando 366 mil habitantes que vivem em 22 municípios da região”, explica o chefe da pasta de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, que, assim como Patricia Ellen, assina um dos prefácios da publicação.

A obra ainda abarca prefácios de João Doria, do coordenador-geral do “Vale do Futuro”, Marco Aurélio Gomes, e do coordenador-regional da iniciativa, Ezigomar Pessoa.

Alguns resultados

São mais de 70 os projetos em andamento ou já entregues no Vale do Ribeira por meio do programa “Vale do Futuro”, em três fases: entrega imediata, entrega para 2022 e entrega para 2030. Em fase inicial, o “Vale do Futuro” impactou positivamente o Índice Paulista de Desenvolvimento Municipal (IPDM) nos setores Riqueza, Longevidade e Escolaridade; colocou em funcionamento nove creches e 37 escolas, gerou 19,6 mil empregos e regularizou 2,5 mil propriedades urbanas e rurais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.