RMVale

Governo vai construir casas para idosos em Jacareí

Projeto é destinado a pessoas sozinhas em situação de vulnerabilidade

Escrito por Meon

26 ABR 2024 - 14H22 (Atualizada em 26 ABR 2024 - 14H36)

Prefeitura Jacareí

Jacareí vai receber 28 novas moradias especialmente projetadas para atender às necessidades habitacionais de idosos acima de 60 anos, que vivem sozinhos e em situação de vulnerabilidade social, por meio do Programa Vida Longa, do Governo do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26), durante uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

As tratativas sobre a possibilidade de trazer o programa para Jacareí, entre a Fundação Pró-Lar e o Governo do Estado, começaram em 2022. Em junho de 2023, foi protocolado um ofício de adesão ao programa, junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). Desde então, foram realizadas diversas tratativas técnicas e estudos para viabilizar a implantação do programa na cidade.

O município indicou duas áreas apropriadas para receber as moradias, uma na região Oeste e outra na região Leste de Jacareí. Os terrenos têm capacidade para comportar cerca de 40 unidades habitacionais e serão doados pela Prefeitura para construção das moradias.

Vida Longa

Segundo o governo do Estado, o Programa tem por objetivo implantar condomínios horizontais de moradia assistida e gratuita, visando a oferta de serviço socioassistencial de acolhimento em república, voltado a pessoas de 60 anos ou mais, sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados, em situação de vulnerabilidade e risco social, com renda mensal de até dois salários mínimos.

Dentro das casas serão entregues itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, rampas e pisos antiderrapantes. As áreas comuns também serão projetadas com acessibilidade para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.

O projeto paisagístico será diferenciado e haverá um Centro de Convívio para desenvolvimento de atividades comunitárias. As áreas externas irão contar com espaço para horta e área de churrasqueira. O mobiliário prevê ainda áreas de sombreamento para permitir a permanência dos idosos nas áreas externas da Vila.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.