Por Moisés Rosa Em RMVale

Hospital dos Brinquedos vai restaurar boneca de 90 anos em São José

20140327_hospitaldebrinquedos_moisesrosa

Silvio atende 'pacientes' há 30 anos no Hospital dos Brinquedos de São José

Moisés Rosa/Meon

Consertos, ajustes e pinturas são os principais tratamentos aplicados nos pacientes do Hospital de Brinquedos, localizado próximo à rodoviária no centro de São José dos Campos. Em 30 anos, a 'clínica' já atendeu mais de 30 mil bonecas, carrinhos e jogos, entre outros.

Por ironia do destino, Silvio Silveiras, 70 anos, conta que sua paixão por 'dar vida' aos brinquedos surgiu quando recebeu a notícia que poderia morrer em seis meses.

"Estava em uma fase difícil. Tinha passado por diversos médicos e detectaram um problema grave no meu coração que me dava pouco tempo de vida. Fiquei perdido, sem chão e tive que me afastar das funções de mecânico em uma montadora da cidade. Nesse momento tive a ideia de consertar brinquedos e acabei descobrindo o falso diagnóstico da doença", relembra.

Antes de atuar na indústria, Silveiras vendia brinquedos em atacado para várias lojas da região e as pessoas já pediam consertos. "Sempre tinha uma ferramenta no carro e me colocava à disposição para arrumar defeitos. Até hoje faço meu trabalho com muita dedicação e carinho. Meu momento de maior alegria é quando crianças e adultos se emocionam ao ver seus brinquedos repaginados".  

Boneca de 90 anos
Entre histórias pessoais e raridades que chegam ao Hospital de Brinquedos, o 'médico' destaca a restauração de uma boneca de porcelana -com palha para dar volume ao corpo e arames para sustentar sua estrutura- de 90 anos.

Segundo Silveiras, a dona deixou o brinquedo na loja em 2005 e até agora não foi buscar. "Ela contou que gostaria muito de ver uma nova boneca, pois foi um presente que deu para uma parente da Espanha", completa.

A peça da marca Estrela vai receber nova pintura vinílica, resinas e massas para recuperar corpo, braços e cabeça que apresentam algumas rachaduras, além de tratamento especial para os cabelos sintéticos.

Formação
Para conseguir o 'diploma médico', o dono da loja teve que memorizar diversos modelos de brinquedos da Estrela, Grow, Disney, Lenox, Mattel, Peg Perego e outras 34 marcas que atende em seu estabelecimento.  

"Não é tão simples como imaginam. Fiz cursos nos departamentos técnicos das fábricas e existem diversas etapas para a recuperação dos brinquedos, como adaptação de peças, enxerto e substituição de acessórios. São anos de preparo e estudo para projetar e fazer reparos nos brinquedos", revela.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Moisés Rosa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.