A deputada federal e ex-líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), citou o Movimento Conservador de São José dos Campos durante depoimento da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da Fake News, nesta quarta-feira (4), em Brasília. Hasselmann acusou o movimento de incitação ao crime em virtude de um vídeo publicado nas redes sociais onde integrantes do grupo conservador utilizam armas de airsoft e dizem que “vão pegar o sapão”, referindo-se ao ministro Gilmar Mendes.
Pouco antes de mencionar o Movimento Conservador de São José, a deputada falava sobre gastos com o do dinheiro público, que seria utilizado para atacar lideranças políticas nas redes sociais que seriam contrárias ao presidente Jair Bolsonaro.
Através de uma apresentação com fotos e vídeos que comprovariam essas acusações da deputada Joice Hasselmann, a ex-líder do governo mostrou diversas matérias que foram veiculadas na imprensa nacional sobre mortes causadas por notícias falsas, também chamadas por fake news, e argumentou a respeito desse trabalho que seria feito por grupos, como o Movimento Conservador.
Após fazer críticas, Hasselmann mostrou o vídeo em que integrantes do Movimento Conservador de São José aparecem às margens da rodovia Presidente Dutra e falam que “vão pegar sapão” e os “isentões também”. Na gravação, que foi publicada nas redes sociais no dia 17 de novembro, o grupo utiliza armas de airsoft e em outro momento batem em um boneco, que estava vestido de preto, com uma máscara do Gilmar Mendes, e que “foi sequestrado”, como disse um deles.
“É interessante encaminhar um ofício ao Supremo Tribunal Federal, né!? Porque, vejam, de novo, crítica é uma coisa e, talvez eu tenha sido uma das maiores críticas do Gilmar Mendes. Muitas vezes fiz críticas. Agora, isso [referindo-se ao vídeo do Movimento Conservador] não é uma crítica. Isso é uma clara ameaça, incitação ao crime, e um crime propriamente dito”, acusa Joice Hasselmann.
Por meio de nota, o Movimento Conservador de São José dos Campos informou que o conteúdo tem teor figurado e expressa a insatisfação de milhares de pessoas, mas que em momento algum houve intenção de ameaçar, constranger ou intimidar qualquer autoridade legitimamente constituída.
Confira a nota na íntegra do Movimento Conservador de São José dos Campos:
"O Movimento Conservador de São José dos Campos, na pessoa de seu coordenador, vem, por meio deste, se manifestar acerca do vídeo em que alguns de seus membros aparecem empunhando artigos de Airsoft em protesto as ações e decisões de membros do Supremo Tribunal Federal. Primeiramente, esclarecemos que o conteúdo tem teor figurado e expressa a insatisfação de milhares de pessoas. Assim sendo, esclarecemos que em momento algum houve intenção de ameaçar, constranger ou intimidar qualquer autoridade legitimamente constituída, outrossim, o registro é uma manifestação artística coberta pela liberdade de expressão e de crítica. O Movimento Conservador reforça seu compromisso com a democracia, o Estado Democrático de Direito e os poderes Constitucionais."
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.