Uma nova etapa da segurança municipal teve início nesta sexta-feira (9), com o lançamento do COI 2.0 (Centro de Operações Integradas), em Jacareí. As inovações preveem novas câmeras, aumento de monitoramento em acessos do município e reforço no sistema de reconhecimento facial. O lançamento ocorreu em cerimônia com a presença de representantes do município, vereadores e deputados.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
No total, cerca de 200 câmeras devem fazer o monitoramento na nova fase do COI. Antes, eram 117. Os novos equipamentos também possibilitaram ampliar de dez para 18 entradas e saídas com acompanhamento e leitura de placas de veículos.
Outra mudança significativa é relacionada ao reconhecimento facial, cujas licenças passaram de duas para 34. A tecnologia deve auxiliar na identificação de foragidos ou de pessoas desaparecidas, por exemplo, com o uso do banco de dados da Polícia Civil. O sistema é considerado um dos mais completos do país e a expectativa é de que esteja ativo, integralmente, em cerca de dois meses.
“Nosso novo modelo de monitoramento é habilitado para que o próprio sistema identifique as pessoas e, ao constatar anormalidades, alerte a central para que medidas sejam tomadas e viaturas deslocadas ao local. É uma tecnologia muito bem-vinda e que irá somar positivamente ao trabalho das nossas forças de segurança”, explicou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Julio.
A nova fase acompanha a celebração de um contrato com empresa especializada em telecomunicações, que prevê responsabilidade da empresa para a instalação, substituição e manutenção das câmeras novas e antigas — garantindo a operação do sistema com resposta imediata em caso de necessidade de ajustes. O monitoramento é feito 24h, todos os dias da semana.
Reforma
O lançamento do COI 2.0 foi antecedido de uma grande reforma na estrutura do centro de operações, com melhoria de equipamentos, infraestrutura, nova pintura e outros avanços nas instalações. Além do acompanhamento em tempo real por computadores, uma tela de mais de dez metros de largura possibilita a visualização de estatísticas em tempo real, como número de carros e pessoas identificadas. A tecnologia é usada diariamente no trabalho de técnicos da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Operação combate comércio ilegal de metais furtados, em Taubaté
Equipes já vistoriaram quatro estabelecimentos
Motoqueiro morre em acidente na Via Dutra, nesta segunda-feira (12)
Colisão foi entre moto e caminhão
PAT de Caçapava divulga novas vagas de emprego
Oportunidades abrangem diversas áreas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.