Uma mulher de 58 anos foi multada em R$ 3 mil pela Polícia Militar Ambiental após ser flagrada arrastando um cachorro ao lado de um carro em movimento, em São José dos Campos (SP). O caso, ocorrido na última sexta-feira (17), também é investigado pela Polícia Civil.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
De acordo com as imagens usadas na investigação, a mulher, identificada como Maria Bomfim Clementino de Lima, dirigia pela Avenida Antônio da Costa Nunes, no bairro Campos de São José, enquanto o cachorro estava preso à coleira do lado de fora do veículo. Testemunhas relataram que o carro chegou a passar sobre a pata do animal, que ficou visivelmente ferido e sangrando.
Em defesa, o advogado da mulher, David Yokoyama, afirmou que ela buscou o cachorro na casa do filho para dar banho e, devido ao peso do animal — cerca de 40 kg — não conseguiu colocá-lo manualmente no carro. Segundo ele, Maria decidiu andar devagar com o cachorro ao lado do veículo para cansá-lo e facilitar que entrasse no carro.
O advogado também informou que Maria está arrependida e vem recebendo ameaças após o episódio. “Ela jamais teve a intenção de machucar aquele cachorro. Foi um ato impensado, e o animal sempre foi bem cuidado, fazendo parte da família há mais de 10 anos”, disse Yokoyama.
O auto de infração ambiental foi registrado pelos policiais e o cachorro foi encaminhado a um parente da mulher, já que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São José dos Campos não tinha vagas disponíveis. Em nota, a Prefeitura explicou que o CCZ mantém vagas prioritárias para animais que ofereçam risco à saúde pública.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que o caso segue sendo investigado no 5º DP de São José dos Campos, com acompanhamento do CCZ.
Big techs criticam proposta do Brasil para plataformas digitais
Empresas veem poder excessivo do CADE
Promotor Lincoln Gakiya relata que drones do PCC sobrevoaram sua casa
Operação Recon revelou vigilância 24 horas contra promotor
Unesp divulga locais de prova da primeira fase do Vestibular 2026
São mais de 65 mil candidatos no total
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.