RMVale

Parque da Cidade pode ganhar um centro de convenções projetado por Mário Biselli

Um dos mais renomados arquitetos do país esteve na cidade a pedido da Secretaria de Estado do Turismo

Escrito por Fabrício Correia

29 JUL 2021 - 16H07 (Atualizada em 29 JUL 2021 - 16H39)

Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Dando continuidade ao projeto inspirado por Bia Doria, noticiado com exclusividade pelo Portal Meon em maio, que visa transformar o Parque da Cidade em um novo conjunto de arte, lazer e botânica, a Secretaria de Estado do Turismo designou um dos mais renomados arquitetos do país, Mário Biselli, do escritório Biselli Katchborian, para desenvolver o projeto arquitetônico de um centro de convenções para o parque.

A ideia de transformação do Parque da Cidade é inspirada no Instituto Inhotim, sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo.

O arquiteto Biselli é responsável, entre outras obras, pela revitalização do Vale do Anhangabaú, em São Paulo, pelo Conjunto Residencial de Heliópolis e projetos premiados em todo o mundo.

Biselli Katchborian Arquitetos
Biselli Katchborian Arquitetos
Pimentas Centro de Arte e Cultura, Guarulhos


No dia 20 de maio, no Parque da Cidade Roberto Burle Max, uma comitiva formada pela primeira-dama do estado, a artista plástica Bia Doria e os secretários de estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e do Turismo, Vinicius Lummertz estiveram com o prefeito Felicio Ramuth e equipe da prefeitura dando os primeiros contornos do futuro parque.

Na oportunidade, o secretário de estado do Turismo afirmou que recebeu os estudos de impacto e proposta para viabilização do futuro projeto.

“Recebemos todos os estudos de impacto e propostas para viabilização deste novo empreendimento e tudo irá ser avaliado e estudado. Acreditamos que uma cidade que possui turismo e desenvolvimento não tem desemprego, e essa premissa nos motiva a investir nos municípios do Estado de São Paulo com muita responsabilidade”, disse Lummertz, em release divulgado.

Biselli Katchborian Arquitetos
Biselli Katchborian Arquitetos
Teatro de Natal (RN)


A reportagem do Grupo Meon, em encontro social com a artista plástica Bia Doria no mês de junho, abordou o assunto. Bia confirmou a intenção e disse que “achou o Parque da Cidade um dos lugares mais bonitos do estado e que pode sim ser um grande polo de arte e cultura, associado à natureza.”

O Portal Meon tentou entrar em contato com o secretário de estado do Turismo, mas até a conclusão da matéria, não houve retorno. A Prefeitura Municipal de São José dos Campos confirmou a visita técnica realizada pelo arquiteto Mário Biselli.

Biselli Katchborian Arquitetos
Biselli Katchborian Arquitetos
Revitalização do Vale do Anhangabaú


Parque da Cidade

O Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como "Parque da Cidade", ocupa uma área de quase um milhão de metros quadrados que foi parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba. O local abriga uma grande diversidade de espécies vegetais e uma belíssima paisagem composta por jardins, palmeiras imperiais, lagos, ilhas artificiais, bosques e alamedas. Os jardins, de autoria de Roberto Burle Marx, e a Residência Olivo Gomes, projetada por Rino Levi, compõem um importante trabalho da arquitetura moderna. O complexo foi transformado em parque municipal em 1996. Seu patrimônio é tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural). A Residência Olivo Gomes e os jardins de Burle Marx são tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fabrício Correia, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.