Dando continuidade ao projeto inspirado por Bia Doria, noticiado com exclusividade pelo Portal Meon em maio, que visa transformar o Parque da Cidade em um novo conjunto de arte, lazer e botânica, a Secretaria de Estado do Turismo designou um dos mais renomados arquitetos do país, Mário Biselli, do escritório Biselli Katchborian, para desenvolver o projeto arquitetônico de um centro de convenções para o parque.
A ideia de transformação do Parque da Cidade é inspirada no Instituto Inhotim, sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo.
O arquiteto Biselli é responsável, entre outras obras, pela revitalização do Vale do Anhangabaú, em São Paulo, pelo Conjunto Residencial de Heliópolis e projetos premiados em todo o mundo.
No dia 20 de maio, no Parque da Cidade Roberto Burle Max, uma comitiva formada pela primeira-dama do estado, a artista plástica Bia Doria e os secretários de estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e do Turismo, Vinicius Lummertz estiveram com o prefeito Felicio Ramuth e equipe da prefeitura dando os primeiros contornos do futuro parque.
Na oportunidade, o secretário de estado do Turismo afirmou que recebeu os estudos de impacto e proposta para viabilização do futuro projeto.
“Recebemos todos os estudos de impacto e propostas para viabilização deste novo empreendimento e tudo irá ser avaliado e estudado. Acreditamos que uma cidade que possui turismo e desenvolvimento não tem desemprego, e essa premissa nos motiva a investir nos municípios do Estado de São Paulo com muita responsabilidade”, disse Lummertz, em release divulgado.
A reportagem do Grupo Meon, em encontro social com a artista plástica Bia Doria no mês de junho, abordou o assunto. Bia confirmou a intenção e disse que “achou o Parque da Cidade um dos lugares mais bonitos do estado e que pode sim ser um grande polo de arte e cultura, associado à natureza.”
O Portal Meon tentou entrar em contato com o secretário de estado do Turismo, mas até a conclusão da matéria, não houve retorno. A Prefeitura Municipal de São José dos Campos confirmou a visita técnica realizada pelo arquiteto Mário Biselli.
O Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como "Parque da Cidade", ocupa uma área de quase um milhão de metros quadrados que foi parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba. O local abriga uma grande diversidade de espécies vegetais e uma belíssima paisagem composta por jardins, palmeiras imperiais, lagos, ilhas artificiais, bosques e alamedas. Os jardins, de autoria de Roberto Burle Marx, e a Residência Olivo Gomes, projetada por Rino Levi, compõem um importante trabalho da arquitetura moderna. O complexo foi transformado em parque municipal em 1996. Seu patrimônio é tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural). A Residência Olivo Gomes e os jardins de Burle Marx são tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).
Metalúrgicos da GM rejeitam proposta e ameaçam greve
Empresa oferece aumento abaixo da inflação
Governo avalia volta do horário de verão por causa da seca
Medida foi suspensa em 2019 durante a gestão Bolsonaro
Após assumir lojas do Dia Supermercados, Rede Máximo reinaugura nesta quinta (12) a unidade do bairro Vila Tesouro, totalmente reformulada
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.