RMVale

Pinda ganha certificados de Cidade Inteligente da ABNT

Foram analisados e auditados 122 indicadores

Escrito por Meon

06 DEZ 2023 - 11H59 (Atualizada em 06 DEZ 2023 - 12H24)

Divulgação

A cidade de Pindamonhangaba foi certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que atestou a conformidade de seus indicadores para Cidades Inteligentes e Resilientes.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

Os certificados foram entregues na segunda-feira (4). A primeira certificação de Pindamonhangaba havia sido emitida em janeiro, quando se tornou o segundo município do Brasil a conquistar conformidade de seus indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida com a Norma ABNT NBR ISO 37120.

Ao todo, foram analisados e auditados 122 indicadores, sendo 61 indicadores para cidades inteligentes e 61 indicadores para cidades resilientes. Com isso, o município conquistou a certificação nível Ouro na norma ABNT NBR ISO 37122, e Platina na norma ABNT NBR ISO 37123 – o mais alto no processo de Certificação da norma. As normas têm por objetivo definir e estabelecer metodologias para a definição de um conjunto de indicadores criados a fim de mensurar o desempenho nas áreas citadas, além de apoiar a definição de políticas públicas para o município.

A ABNT tem níveis de certificação diferenciados para os municípios, sendo o nível Bronze o inicial, evoluindo para Prata, Ouro e Platina e são concedidos a partir da avaliação de indicadores certificados em cada norma, sendo ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Segundo o Presidente da ABNT, Mario William Esper, as cidades necessitam de indicadores que sejam padronizados, consistentes e que possam ser comparáveis entre demais municípios, de forma a garantir qualidade de vida e sustentabilidade na implantação de políticas. Além de programas e projetos, visando ao atendimento dos padrões normativos e a sua confirmação por meio de um processo de certificação.

Como meta, o processo de certificação pode ajudar as cidades a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico com dados comparativos globais, medir o desenvolvimento urbano sustentável, informar os investimentos em infraestrutura com resultados mensuráveis e medir a gestão de desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida ao longo do tempo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.