Cansado de ter os muros pichados no centro de Jacareí, o proprietário de um prédio com quatro pontos comerciais colocou uma placa na fachada do imóvel com um alerta: "senhor pichador, o dinheiro economizado com a limpeza das paredes é doado a uma instituição de caridade conforme comprovante anexado".
Claudio Fernandes diz que o aviso foi inspirado em estabelecimentos de São Paulo que já colocaram placas semelhantes na tentativa de evitar vandalismo. "Temos que tentar alguma coisa porque não dá para pintar a fachada toda semana por causa das pichações", comenta.
Por mês, Fernandes tem doado R$ 100 para instituições assistenciais de Jacareí quando os muros do imóvel não são alvo dos píchadores. Os comprovantes são pendurados na placa para quem quiser ver. Quem tem loja no prédio aprovou a ideia e conta que a iniciativa tem dado resultados positivos.
"Desde que colocou a placa as ações pararam. Teve uma pichação no começo do mês e só. O grande problema aqui é que não tem segurança. Se a gente denuncia o pichador não acontece nada. Quem consegue prender estes garotos?", questiona Eloisa Cristina Garbi, 46 anos, que tem uma loja de tecidos no prédio de Fernandes.
Os muros limpos do imóvel, que fica na rua Conêgo Benedito Rodrigues da Cunha, se destaca do cenário ao redor, com vários prédios pichados. Nem a agência dos Correios foi poupada. A maioria dos muros e portões tem frases, nomes e outros desenhos feitos geralmente com spray preto.
Outro lado
A Prefeitura de Jacareí informa que existe uma lei municipal que classifica o ato de pichar como vandalismo e, de acordo com a legislação vigente, se for pego, o pichador terá que, além de limpar a sujeira, pagar uma multa de R$ 1.197,60 -equivalente a 24 VRMs (Valor de Referência do Município).
Em caso de pichações em monumentos ou prédios tombados pelo patrimônio histórico, a multa será aplicada em dobro. Quem é multado tem o direito de apresentar uma defesa dentro do prazo de 30 dias. Até o momento, desde a implantação da lei, em maio deste ano, 16 pessoas já foram autuadas em flagrante e multadas. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 0800-163010 ou pelo 153 da Guarda Civil Municipal.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.