Por Conteúdo Estadão Em RMVale

Prazo para declarar Imposto de Renda acaba nesta segunda-feira

Entregue a declaração mesmo que não tenha todos os dados

Termina hoje prazo para a entrega do Imposto de Renda

Termina hoje o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2018 (ano-base 2017). Neste ano, o contribuinte teve uma ideia das exigências que a Receita fará nas próximas declarações. Registro e metragem de imóveis, número do Renavam de carros e CPF de dependentes foram algumas das informações que demandaram empenho maior das pessoas e que serão duramente cobradas pelo Fisco no próximo ano. Para quem costuma deixar para a última hora, como os 3,9 milhões que ainda não haviam declarado até às 16 horas deste domingo (30),  a chance de se enrolar com os documentos pode ser maior, dizem especialistas. 

Entre as informações que serão obrigatórias no ano que vem, no caso de imóveis, há campos específicos para incluir a data de aquisição, o número de inscrição municipal (IPTU), de Registro no Cartório de Imóveis e a área do empreendimento. Em relação a carros, além de placa, modelo e ano de fabricação, deverá ser lançado o número do Renavam. Para aplicações financeiras e conta corrente, o contribuinte também deve preencher o número do CNPJ da instituição financeira. Quem tiver crianças como dependentes terá o trabalho extra de informar o CPF, não importando a idade.

“Deixar para última hora é uma tradição, mas possibilita ou dá chance para que ocorram erros ou até para malha fina”, alerta José Donizete, vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP). Ele explica que a Receita aperta o cerco com a declaração de bens principalmente para verificar gastos excessivos e se estão condizentes com a capacidade econômica do contribuinte. 

Entregue a declaração mesmo que não tenha todos os dados

Quem ainda não entregou a declaração tem só até hoje à meia noite para reunir os dados e fazer o preenchimento. Na reta final, se faltar algum dado ou se houver dúvida sobre ele, entregue assim mesmo, com aquilo que você dispõe. É que a qualquer momento, quando tiver com as informações definitivas em mãos, é possível entregar uma declaração retificadora. Trata-se de uma forma de evitar a multa e depois corrigir o lançamento e ficar quite com a Receita.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.