Por Samuel Strazzer e Tamires Vichi Em RMVale Atualizada em 31 JUL 2020 - 11H52

Prefeito de São José mantém cidade na fase amarela e lança site para divulgação de dados do coronavírus

O novo sistema tem como objetivo dar mais transparência ao avanço da pandemia

Meon
Meon

Nesta sexta-feira (31), o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), anunciou que a cidade continuará na fase amarela do Plano São Paulo conforme o decreto publicado nesta semana. O chefe do executivo joseense também fez o lançamento de um novo site para divulgação de dados sobre o coronavírus destinado a consulta da imprensa.

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Paço Municipal. Na sexta-feira passada, as cidades de São José, Taubaté e Jacareí anunciaram que iriam solicitar o avanço para a fase amarela, já que o Estado tinha mantido a RMVale na fase laranja. As duas últimas recuaram e já informaram que não irão avançar. Porém, Felicio reforçou nesta manhã que São José continua na fase amarela.

Felicio salientou que a cidade não está parando de seguir o Plano São Paulo, mas sim que o município tem os critérios para permanecer na fase amarela.

“Isso [dados da Covid-19], pelas regras do Plano São Paulo, faz com que a cidade de São José dos Campos possa permanecer na fase amarela. Nosso decreto em relação a fase amarela continua valendo”, disse o prefeito.

Leia MaisMotorista de aplicativo é preso em S. José acusado de participar de roubo e sequestro relâmpago de idosoEmbraer pretende lançar novo PDV para funcionários de São José dos CamposRegião fechou mais de 18 mil postos de trabalho no primeiro semestre de 2020Com relação ao novo sistema, os veículos de imprensa terão um login e senha e poderão acessar diversos dados sobre a evolução da pandemia na cidade. O objetivo é dar transparência e mais visibilidade para os dados de coronavírus de São José.

O chefe do executivo joseense vem confrontando os dados e-SUS, sistema do Governo Federal que contabiliza informações da pandemia no país e é usado pelo Governo do Estado para classificar as cidades nas fases do Plano São Paulo.

Na coletiva desta sexta-feira, Felicio reforçou que há um atraso na contabilização dos dados no sistema e-SUS e que esse problema seria responsável por manter a RMVale na fase laranja.

O novo sistema lançado hoje pela prefeitura de São José mostraria inclusive essa diferença entre os dados contabilizados pelo Governo Federal e os dados registrados pela gestão municipal.

Ainda hoje, por volta das 12h30, o Governo do Estado deve fazer uma coletiva de imprensa para anunciar mais uma atualização do Plano São Paulo. O plano permite que as cidades avancem etapas somente a cada duas semanas, mas podem recuar etapas semanalmente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samuel Strazzer e Tamires Vichi, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.