RMVale

Prefeitura e trabalhadores portuários querem municipalização do porto de São Sebastião

Prefeitura alega que deveria ter sido consultada sobre pedido de desestatização feito pelo governo estadual; municipalização permitiria aumento dos investimentos e modernização, segundo a administração da cidade

Escrito por Meon

15 OUT 2021 - 21H00

Reprodução

A Prefeitura Municipal e a comunidade portuária de São Sebastião querem que porto da cidade seja municipalizado. A administração se reuniu com trabalhadores do porto de São Sebastião para discutir a privatização pelo Governo Federal. Segundo eles, a desestatização resultaria em queda de empregos diretos e indiretos e de arrecadação de tributos.

Os trabalhadores, entre eles operadores e doqueiros, temem que a privatização vertical restrinja a definição do quadro funcional apenas ao operador responsável.

Atualmente, o porto é administrado pela CDSS (Companhia de Docas de São Sebastião), empresa pública estadual, integrante da administração indireta do Estado de São Paulo.

Na reunião, decidiu-se que o município entrará com pedido de municipalização do porto junto ao Governo Federal, para que, em seguida, proponha arrendamentos de terminais com o objetivo de alavancar investimentos e a modernização do local.

O pedido de municipalização é uma prerrogativa dada pela Lei dos Portos, que dispõe que a autoridade municipal deve ser consultada sobre o destino da atividade portuária em sua jurisdição. A prefeitura entende que deveria ter sido consultada sobre o pedido de desestatização do porto, feito pelo Governo Estadual.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.