Por Meon Em RMVale Atualizada em 27 AGO 2020 - 16H22

Presidente de Sindicato é preso em São José dos Campos; ele é investigado por extorsão e crimes contra o trabalho

Ivam Rodrigues já estava sendo investigado desde outubro de 2019

Google Maps
Google Maps


O presidente do Sintricom (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção e Montagem Industrial), Ivam Rodrigues, foi preso próximo à Revap (Refinaria Henrique Lage) na manhã desta quinta-feira (27), em São José dos Campos. Ele é investigado por extorsão, ameaça e crimes contra organização do Trabalho.

A Polícia Militar informou que durante uma manifestação de grevistas em frente à refinaria, Rodrigues foi abordado pela PM, já que existe uma ordem judicial que impede que o sindicalista se aproxime da Revap. Também havia um mandado de prisão em aberto contra ele expedido pela Justiça Federal. Ele foi levado até a sede da Polícia Federal na cidade.

A prisão de Rodrigues é fruto da operação “Pau na Gata”, deflagrada em outubro do ano passado. A operação visava investigar a prática de crimes de extorsão, ameaça e crimes contra organização do trabalho em São José dos Campos. Na época, a Polícia Federal investigou alguns representantes do Sintricom.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início após denúncias formuladas por várias empresas terceirizadas prestadoras de serviço à Revap, que disseram que ação do sindicato era violenta, incluindo depredação de ônibus e de veículos particulares, ataques às residências de empregados das empresas, inclusive com disparos de arma de fogo, descumprimento de interditos proibitórios da Justiça do Trabalho, dentre outras.

Em nota, o Sintricom nega a acusação de ameaça e afirma que o presidente do sindicato Ivam Rodrigues é alvo de perseguição por um esquema criminoso envolvendo a gerência da REVAP, as empresas prestadoras de serviço e alguns policiais militares corruptos, pelo motivo de defender o direito legal de organização do trabalho, direito sindical e por ter conquistado nos últimos anos o maior reajuste salarial da categoria em toda a América Latina.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.