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Procon de Jacareí alerta consumidores para promoções de Black Friday

Campanhas de promoções e descontos acontecem na última semana de novembro

Escrito por Léo Arruda

16 NOV 2022 - 17H34

Divulgação

Com o final de ano se aproximando, diversos lojistas aproveitam para oferecer promoções e descontos na chamada "Black Friday", que acontece na última semana de novembro. A ação tem como origem a campanha realizada nos EUA, após o Dia de Ação de Graças.

A campanha visa aumentar as vendas com preços atrativos. No entanto, o Procon faz recomendações para que o consumidor não tenha problemas.

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De acordo com a diretora do Procon de Jacareí, Aline Fabri, toda e qualquer compra, seja em lojas físicas, sites ou aplicativos, precisa começar pela “pesquisa de forma consciente”, inclusive em liquidações. “Questione-se sempre sobre a necessidade da compra, lembrando que após o Black Friday temos as festas de final de ano, rematrículas escolares e os impostos que chegam com o início do ano. Por este motivo, é necessário manter a prudência nas compras, para não se endividar mais do que consegue adimplir”, alerta.




Em relação às lojas físicas, a diretora orienta os consumidores “a nunca comprar na primeira loja”. Segundo ela, é importante pesquisar o produto que deseja comprar. “O ideal é que esta pesquisa ocorra antes mesmo das liquidações, para não cair nas famosas fraudes dos preços, que não abaixam o valor ou que sobem um dia antes e voltam ao valor normal no dia do Black Friday”.

Sites e Aplicativos

Para as compras online, o Procon chama a atenção dos consumidores para a veracidade das plataformas e, assim, evitar cair em fraudes e golpes virtuais. Segundo a diretora, apesar da comodidade e facilidade, esse tipo de comércio oferece riscos e pode trazer prejuízos financeiros e, também, fazer uso indevido de informações pessoais. “Nas compras online, certifique-se se a plataforma é oficial, verificando sempre o ‘cadeadinho’ no canto superior esquerdo do site. Verifique a existência dos contatos da empresa ou loja no rodapé do site”, reforça.




Garantia e Arrependimento

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, as garantias são de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A diretora do Procon ressalta que “toda e qualquer garantia é liberalidade do fornecedor. Uma vez que a empresa oferta período maior de garantia, ela precisa cumprir a oferta”.

Fabri, lembra, ainda que as compras na internet “trazem a possibilidade do arrependimento em até 7 dias da compra ou da entrega do produto”.

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Por Léo Arruda, em RMVale

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