O Programa Casa Paulista realizou, na manhã desta sexta-feira (24), o sonho da casa própria para 50 famílias do município de Canas, no Vale do Paraíba, que receberam as chaves de seus imóveis no Residencial Nova Canaã. O empreendimento foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), com investimento de R$ 12,4 milhões.
O presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, esteve presente na entrega e destacou a meta estabelecida pelo Governo para a área habitacional, que, nos últimos dois anos e dez meses, recebeu grandes investimentos. “Desde o início da gestão, o governador e o secretário Marcelo Branco incumbiram a CDHU de ser o braço operacional da política habitacional do Estado.
De janeiro de 2023 até agora, os recursos aplicados em habitação equivalem a dez anos de investimento anteriores. Isso mostra o quanto investimos. O governador colocou como meta a produção de 200 mil moradias, o que muita gente achou impossível, mas nós já estamos perto de alcançar, e para isso, evidentemente, precisamos de muito esforço”, afirmou.
Reinaldo também reforçou o caráter social da Companhia, apresentando o balanço de entregas. “Nós já temos quase 70 mil moradias entregues, além de outras 104 mil em produção. Tudo isso é para vocês; é para isso que o nosso trabalho é feito. O público-alvo da CDHU é a família que mais precisa, que paga aluguel caro e tem dificuldades de acesso ao crédito e a serviços”, explicou.
O empreendimento foi viabilizado em parceria com a Prefeitura de Canas, que doou o terreno para as moradias. As famílias foram selecionadas por meio de sorteio público realizado em novembro de 2024, sendo que 80% têm renda de até três salários mínimos.
As casas têm 49 m² de área construída, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. As unidades contam com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos na cozinha, banheiro e lavanderia, laje de concreto, cobertura em estrutura metálica e sistema de geração de energia fotovoltaica, que contribui para a redução dos custos com consumo de energia elétrica.
O financiamento segue as diretrizes da nova Política Habitacional do Estado de São Paulo, com juro zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. As prestações são calculadas conforme a renda familiar, com duas possibilidades: comprometimento de 20% dos rendimentos com parcelas corrigidas apenas pela inflação (IPCA); ou comprometimento de 30% da renda familiar com parcelas fixas, sem qualquer tipo de reajuste durante todo o prazo do financiamento. A menor parcela é de R$ 303,60.
Governo de SP firma parceria para combater o assédio em academias e espaços esportivos
Objetivo é fortalecer o protocolo Não se Cale no setor
SJC: Câmara aprova projeto "Olho Vivo" por unanimidade
Proposta do vereador Senna (PL) autoriza uso de drones pela GCM
Trump sanciona presidente da Colômbia
Medida amplia crise diplomática
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.