O matemático e físico George Gabriel Stokes, pai do Teorema de Stokes, é um dos grandes nomes da ciência. Suas contribuições marcaram a história e abriram caminho para grandes avanços da humanidade. Por isso, mais de um século após sua morte, em fevereiro de 1903, ele segue sendo relembrado por seus feitos.
Ainda hoje, a projeção de uma aeronave, a construção de turbinas eólicas, a avaliação do fluxo sanguíneo e os estudos sobre a previsão do tempo são algumas das situações que exigem a necessidade de recorrer às pesquisas de Stokes. Parece impossível conectar uma coisa com a outra, mas a mente brilhante do cientista o permitiu desenvolver análises profundas sobre diferentes temas e criar um grande legado.
O Teorema de Stokes é fundamental para o estudo dos campos vetoriais. As equações de Navier-Stokes, por sua vez, descrevem o escoamento de fluidos. O nome “Navier” refere-se ao engenheiro, matemático e físico Claude-Louis Navier, responsável por iniciar as formulações, em 1822.
No entanto, os estudos iniciais não foram totalmente aceitos. Posteriormente, Stokes os aprimorou a partir da investigação sobre o atrito interno dos fluidos. Foi assim que teve origem a chamada Lei de Stokes, que trata da relação entre a força de atrito de um corpo e a dinâmica dos fluidos (viscosidade).
Outra contribuição à ciência partiu da observação sobre o movimento de partículas na superfície do oceano em direção às ondas, fenômeno que passou a ser chamado de Deriva de Stokes.
Já o conceito de Deslocamento de Stokes pode ser entendido como a diferença de energia entre o máximo dos espectros de absorção e o de emissão. Trata-se de um entendimento fundamental para a identificação da fluorescência.
Os impactos negativos das mudanças climáticas no planeta Terra estão entre os principais problemas enfrentados pela humanidade atualmente. Na busca por uma solução, o legado de Stokes também tem sido utilizado.
O monitoramento sobre o que pode ocorrer no futuro vem sendo realizado por meio de programas de computador que permitem fazer simulações e avaliar quais medidas deverão ser tomadas para evitar possíveis catástrofes naturais.
Os softwares usam do princípio das equações de Navier-Stokes para fazer as previsões do tempo e são exemplos de como esses estudos continuam sendo de grande importância.
Para compreender o legado de Stokes, também é importante conhecer a sua história. Ele nasceu em Skreen, no Condado de Sligo, Irlanda, em agosto de 1819. Caçula dos seis filhos do casal Elizabeth e George, teve uma educação familiar religiosa. Três irmãos tornaram-se padres, mas ele optou pela carreira de professor.
Frequentou as escolas de Skreen e Dublin. Em 1835, mudou-se para a Inglaterra, onde se preparou para os estudos em Cambridge. Dois anos depois ingressou na Universidade de Pembroke, onde formou-se em matemática e, anos mais tarde, passou a lecionar.
Em 1849, foi nomeado professor lucasiano de matemática, cadeira que anteriormente foi ocupada por Isaac Newton. Stokes permaneceu no cargo por mais de 50 anos. Ele faleceu em fevereiro de 1903, aos 83 anos.
Empresas de videogames anunciam aumento nos preços
Empresas alegam que os reajustes são necessários
Morre a cantora Nana Caymmi, aos 84 anos
Internada, artista teria sofrido overdose de opioides
Anvisa volta a interditar um tipo de pasta dental Colgate
Produto segue proibido por suspeita de causar reações adversas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.