Nesta sexta-feira (21), Roseira completa 49 anos de emancipação político-administrativa. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tem 10 mil habitantes, densidade demográfica de 74,96 hab/km² e PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 166.243,250 mil.
Com 130 km² de extensão territorial e dividida em 14 bairros, o nome do município deriva do bairro da Roseira, localizado à margem do Caminho Real que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro no século XVIII. À época, a área pertencia ao município de Guaratinguetá.
População durante programação de aniversário da cidade em 2013
Decom Roseira/Divulgação
Segundo historiadores, rosas silvestres e a rosinha trepadeira cobriam as cercas e as divisas das propriedades ao longo do Caminho Real.
Roseira faz divisa com Potim, Aparecida, Guaratinguetá, Lagoinha, Taubaté e Pindamonhangaba.
Dados históricos
Em 1901, foi construída a Igreja de Nossa Senhora da Piedade no então distrito de Roseira, que pertencia a Guaratinguetá.
Em 1910, foi construída a Igreja de Sant'ana, atualmente a matriz da cidade.
Em 17 de dezembro de 1928, passa a pertencer ao distrito de Aparecida, que havia se emancipado de Guaratinguetá.
Em 21 de março de 1965, se emancipa politica-administrativamente de Aparecida.
Na mesma data instalou-se a primeira Câmara Municipal na cidade tendo como Presidente Virgílio Monteiro dos Santos França e o primeiro prefeito Antonio Giovanelli.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.