A Prefeitura de São José dos Campos anunciou, nesta quarta-feira (3), novidades e investimentos para a Educação Municipal a partir de 2026, além de melhorias que tiveram início neste semestre.
A apresentação ocorreu durante coletiva de imprensa, reunindo comunicadores, autoridades e convidados, na Emefi Professora Maria Aparecida dos Santos Ronconi, no bairro Jardim Jussara, que também foi certificada como escola 5.0, tornando-se a 40ª unidade da rede a receber este reconhecimento.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Entre as novidades, o destaque é para a ampliação de vagas no período integral, para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, o fortalecimento da Educação Especial Inclusiva, a retomada de obras em escolas, entre outros.
As ações da Prefeitura consolidam o compromisso em oferecer ensino público de qualidade, inclusão e inovação para os mais de 80 mil alunos da rede municipal e fazem parte do plano de gestão 2025-2028 da administração municipal.
Educação especial
A Educação Especial Inclusiva receberá reforços importantes. O número de professores no Atendimento Educacional Especializado, tanto no Ensino Fundamental quanto na Educação Infantil, continuará em expansão. Considerando o cenário atual, onde, de 2022 a 2025 houve crescimento de 52% no número de estudantes atendidos que possuem laudo - passando de 1.814 para 3.519 alunos - a expectativa é ampliar ainda mais todo suporte e os serviços oferecidos a este público.
Alguns destaques:
Implantação de uma sala multissensorial, projetada para estimular os sentidos e favorecer o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional dos alunos.
Reforma e ampliação da Emefi Maria Aparecida dos Santos Ronconi, garantindo atendimento bilíngue para alunos surdos, com ensino em Libras e Língua Portuguesa, que foi entregue à comunidade escolar e certificada no programa 5.0.
A contratação de mais professores no Atendimento Educacional Especializado para o Ensino Fundamental e a Educação Infantil.
Obras
A Prefeitura também vai retomar e finalizar obras em diferentes regiões da cidade, para garantir eficiência e a conclusão dos trabalhos nas unidades. Entre as obras, estão:
A finalização das unidades Emefi Possidônio Salles, Emefi Luzia Levina e Emefi Hélio Walter.
Retomada das obras da Emefi Dom Pedro de Alcântara, Emefi Bosque dos Ipês e da escola de Educação Infantil do Parque Industrial (estas últimas em fase de licitação).
Conclusão da unidade de Educação Infantil do bairro Santa Júlia.
Mais parcerias e mais vagas
O município abrirá credenciamento de dois novos Centros Comunitários de Convivência Infantil (CECOIs) e ampliará a rede parceira, com a inclusão das escolas Emei Benedito de Carvalho dos Santos, Emei Helena Vaz de Lima Soliva e Emei Jesus de Nazaré entre os parceiros. As crianças das escolas Emei Dirce Saloni Pires e Emei Bairro dos Freitas serão transferidas para o novo Cedin Maria de Fátima Neri, no Altos da Vila Paiva, que foi aberto neste ano.
A partir do próximo ano letivo, a gestão municipal ficará responsável pela escola Marechal do Ar Casemiro Montenegro Filho (DCTA), com ampliação do atendimento de 90 para 311 crianças. Autoridades do DCTA e da Prefeitura assinaram um termo que prevê a cessão da unidade escolar.
A Emei Maria Aparecida Savastano, no distrito de São Francisco Xavier, também terá ampliação no atendimento, e é considerada a possibilidade de novos repasses para a rede parceira (CECOI/ CEDIN) a partir de 2026.
Ensino em tempo integral
A Prefeitura vai superar, em 2026, a meta 6 do Plano Nacional e do Plano Municipal de Educação, que prevê o atendimento de 25% dos alunos da rede em período integral.
Este avanço inclui:
Mais de 3.049 vagas em 10 escolas de Ensino Fundamental, que passarão a oferecer o período integral das 12h30 às 19h30 para os estudantes do 3º ao 5º ano, em todas as regiões da cidade.
Mais de 300 vagas para alunos da Emefi Rosa Tomita na Fundhas do Jardim São José 2, que já teve início nesta semana.
Ampliação da oferta de matrículas em 16 unidades da Educação Infantil, com mais 1.088 novas vagas em período integral.
Educação 5.0
As unidades da Educação Infantil passaram, desde o início deste ano, a ser contempladas na certificação do programa 5.0. Até o momento também foram certificadas como escolas 5.0 na Educação Infantil as unidades: EmeiTorataro Takitani, Emei Cassiano Ricardo e o Cedin Maria de Fátima Neri.
SJC: Segunda fase da Operação Tectum prende 3 suspeitos
Também foram apreendidos drogas e uma pistola
Ubatuba passa a integrar o Circuito Serra, Fé e Mar
Objetivo é promover o turismo na região de forma integrada
Morre Giorgio Armani, ícone da moda italiana, aos 91 anos
Estilista era referência mundial
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.