RMVale

São José realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Evento discutirá políticas públicas

Escrito por Meon

15 MAI 2025 - 10H02 (Atualizada em 15 MAI 2025 - 10H22)

Reprodução

A Prefeitura de São José dos Campos promove nesta sexta-feira (16), das 8h às 17h, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento será realizado no Centro de Formação do Educador (Cefe), localizado na Avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, na região norte da cidade. Com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", a conferência tem como objetivo promover e ampliar a participação da sociedade civil organizada na formulação e implementação de políticas públicas voltadas às pessoas idosas.

Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no whatsapp !

Durante o encontro, serão discutidas e deliberadas propostas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com 60 anos ou mais, com foco na inclusão, democracia, respeito, garantia de direitos, proteção, sustentabilidade e justiça social. A programação inclui a apresentação do Coral das Quatro Casas do Idoso e uma palestra ministrada pela professora doutora Débora Wilza de Oliveira Guedes, abordando o tema central da conferência.

A conferência contará com cinco eixos temáticos, cada um com 40 vagas, totalizando 200 participantes:

Financiamento das Políticas Públicas para Ampliação e Garantia dos Direitos;

Fortalecimento de Políticas para a Proteção à Vida, à Saúde e para o Acesso ao Cuidado Integral da Pessoa Idosa;

Proteção e Enfrentamento a Todas as Formas de Violência, Abandono Social e Familiar da Pessoa Idosa;

Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na Perspectiva das Múltiplas Velhices;

Consolidação e Fortalecimento da Atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política do Estado Brasileiro.

Receba as notícias do dia - clique AQUI

Após as mesas redondas de debates, serão eleitos os delegados que representarão São José dos Campos na 16ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa de São Paulo, prevista para ocorrer entre os dias 17 e 21 de agosto na capital. Serão escolhidos 10 delegados, sendo cinco titulares (três da sociedade civil e dois do poder público) e cinco suplentes (três da sociedade civil e dois do poder público). As propostas aprovadas na conferência municipal serão apresentadas no evento estadual como sugestões do município para discussão e definição das prioridades nas políticas públicas para os próximos anos, envolvendo governo e sociedade civil organizada.

Programação:

8h: Coffee Break

9h: Apresentação do Coral das Quatro Casas do Idoso

9h30: Abertura Oficial – Hino Nacional

9h40: Composição da mesa e palavra das autoridades

10h30: Palestra magna com a professora doutora Débora Wilza de Oliveira Guedes

11h30: Leitura e aprovação do regimento interno

12h: Intervalo para o brunch

13h: Abertura das oficinas temáticas – Divisão em salas de acordo com o tema escolhido pelos participantes

14h30: Plenária final para elencar as propostas para a 16ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa de São Paulo

16h: Leitura de moções e aprovação

16h20: Eleição de delegados para a etapa estadual por seus pares (poder público e sociedade civil)

16h50: Apresentação dos delegados eleitos

17h: Encerramento

Leia mais notícias da RMVale

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.