São José dos Campos é uma das cidades a sediar a primeira fase da prova do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) 2022 na terça-feira que vem, dia 2 de novembro. O teste será aplicado das 8h às 13h na Unip (Universidade Paulista).
Já a segunda fase será aplicada nos dias 24 e 25 de novembro, das 8h às 12h. O edital com os detalhes do exame está disponível no site do instituto.
Um dos mais qualificados do país, o processo seletivo é composto por questões de alta complexidade, que exigem do aluno o domínio do conteúdo estudado ao longo do Ensino Médio, além de planejamento, foco e dedicação prévios.
“É ideal começar a traçar a estratégia de execução que o deixa mais seguro. Dessa forma, será capaz de gerir melhor o seu tempo e terá maior chance de um bom desempenho”, explica Francisco Markan, coordenador da Turma ITA do Poliedro Curso.
Confira algumas características do vestibular mais concorrido do país, apontadas pelo grupo Poliedro.
Além das duas etapas intelectuais, o processo seletivo do ITA tem uma terceira parte de inspeção de saúde, que visa a verificar se o estudante está apto para cursar a grade curricular proposta pela instituição.
A primeira fase é composta por 70 questões objetivas -- 15 de Matemática, 15 de Física, 15 de Química, 15 de Português e 10 de Inglês. Já a segunda fase abrange dois dias de prova. No primeiro, 10 questões de Matemática e Química, e no segundo, 10 questões de Física e Redação.
Segundo o Poliedro, a nota de corte da última edição foi aproximadamente 6,0. Como os enunciados são muito complexos e a concorrência é grande, uma pontuação como esta não significa ser admitido. Os destaques vão para os estudantes que têm domínio de todas as áreas do conhecimento.
Na primeira fase, todas as áreas têm o mesmo peso, exceto Inglês, que é um componente eliminatório. O aluno precisa acertar no mínimo 40% da prova para ser desclassificado, mas o resultado não é contabilizado na média geral. Já na segunda fase, a Redação pesa tanto quanto as provas dissertativas de Matemática e Física. Assim, alunos que dominam a escrita têm maior possibilidade de se destacarem no vestibular, já que a Redação equivale a 20% da nota total.
Com a proximidade da prova, é natural que a ansiedade e o nervosismo aumentem. No entanto, é importante fazer o possível para impedir que a pressão do momento interfira no resultado do exame. Passar momentos com amigos e familiares é tão importante quanto manter alimentação equilibrada e dormir bem.
Mesmo com as limitações da pandemia, é possível participar de grupos on-line e usar aplicativos que auxiliam bastante no relaxamento e aumentam o potencial de concentração.
RG e cartão de inscrição são indispensáveis para realizar a prova. O candidato também precisa levar lápis, borracha e caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Régua e esquadro podem ser úteis para resolver as questões de exatas.
Dr. Elton (União Brasil) é o terceiro entrevistado na sabatina do Meon
"Na saúde não tem atendimento adequado porque não temos infraestrutura"
Metalúrgicos da GM rejeitam proposta e ameaçam greve
Empresa oferece aumento abaixo da inflação
Governo avalia volta do horário de verão por causa da seca
Medida foi suspensa em 2019 durante a gestão Bolsonaro
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.