Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Saúde treina técnicos da região para vacinação contra a febre amarela

Reunião com profissionais 11 municípios aconteceu em São José dos Campos

Equipes da saúde da região são treinados para campanha de vacinação contra febre amarela (Marcus Alvarenga/Meon)

Profissionais da saúde da região durante reunião da campanha de vacinação

Marcus Alvarenga/Meon

As equipes técnicas das secretarias de Saúde de 11 municípios que compõem os GRE (Grupos Regionais de Vigilância Epidemiológica) de São José dos Campos e Caraguatatuba tiveram uma encontro com a Diretoria do CVE (Centro de Vigilância Epimediológica) da Secretária de Saúde do Estado de SP na manhã desta quinta-feira (11). Os profissionais receberam as primeiras informações e direcionamentos para a campanha de vacinação contra a febre amarela, que acontece em fevereiro.

Leia MaisVacina de febre amarela esgota na rede particular de São José Taubaté recebe mais 500 doses da vacina contra a febre amarelaPinda prioriza vacina para quem deve viajar para áreas com Febre Amarela

O primeiro evento contou com a participação de representantes das cidades de Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, São José dos Campos, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. 

Liderando esta primeira reunião sobre a campanha estava Helena Keico Sato, diretora técnica do CVE.  “Somos uma equipe grande que viemos colocar a questão epidemiológica da febre amarela, as medidas de prevenção e uma reunião com as equipes técnicas dos municípios, que devem agora repassar o conversado para seus funcionários dos postos de vacinação”, declara.

Campanha ocorre em áreas de possível risco de futura circulação do vírus

A mesma reunião de orientação e informações acontece na próxima semana com o GRE de Taubaté, que é composto por 25 cidades, onde é recorrente a falta de vacinas. 

A diretora orienta para que a população não se desespere em buscar a imunização, pois o vírus não está na região. “A campanha acontece nas áreas de possível risco de uma futura circulação do vírus, por isso não há necessidade de correria nesse momento a se dirigir a um posto de saúde. Se houver o vírus na região, nós do Estado, junto com as secretarias municipais, iremos nos antecipar nas ações de vacinação nesses locais”, afirma doutora Sato.

A vacina

Foi apresentado aos profissionais especificações da vacina, que é a Cepa 17DD, cultivada em ovos embrionados de galinha, levando na sua composição: sacarose, glutamato, sorbitol, gelatina bovina, eritromicina e camicina.

Apontando ainda, precauções referentes às pessoas que não poderão ser imunizados com a vacina fracionada, como: gestantes, crianças com menos de 9 meses, portadores de imunodepressão, neoplasia, imunodeficiência primária, doença do timo, anafilaxia prévia associada a componentes da vacina, transplantados e em tratamento com drogas imunossupressoras.

Equipes da saúde da região são treinados para campanha de vacinação contra febre amarela (Marcus Alvarenga/Meon)

Helena Keico Sato, diretora técnica do Centro de Vigilância Epimediológica

Marcus Alvarenga/Meon

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.