Por Moisés Rosa Em RMVale

Sem emissão de carbono, mobilete é desenvolvida em Taubaté

Mobilete funciona a partir de energia solar ou por eletricidade

2016233_mobilete_acom_caiotebassi

Projeto durante testes na universidade

Caio Tebassi/Acom

Um protótipo de mobilete sustentável está sendo desenvolvido em Taubaté. A proposta é funcionar a partir de energia solar ou por eletricidade, o que garante a emissão zero de carbono.

O aluno do curso de Engenharia Mecânica da Unitau (Universidade de Taubaté), Jorge Yago Oliveira, está no desenvolvimento do projeto. De acordo com o estudante, a ideia surgiu de maneira espontânea. “Fui pegando partes em ferro velho e montando aos poucos, até o dia que eu acabei e comecei a vir com ela para faculdade”.

A mobilete é composta de alumínio e fibra e suporta até 100 kg e pode atingir velocidade máxima de até 48 km/h. “As motocicletas a combustíveis fósseis descartam muitos gases tóxicos e de efeito estufa na atmosfera, às vezes até mais que motorizações de potência maior”, explica.

Prêmio
A ideia do aluno Jorge Yago Oliveira está concorrendo a 13° edição do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio, que incentiva projetos criativos. O resultado do prêmio será divulgado em abril. “Isso vai agregar muito na minha vida profissional, espero que a gente ganhe esse prêmio. Estamos confiantes”, completa o estudante.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Moisés Rosa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.