Por Felipe Kyoshy Em RMVale

Serviços é responsável por 66% do saldo positivo de empregos na RMVale

Principal cidade que gerou postos de trabalho no setor foi São José, com 736

20140611_trabalho_na_copa_bombeiro_garcom_flavio_pereira_7

Serviços, como o de garçom, alavancou saldo positivo nos empregos na região

Arquivo/Meon

O setor de serviços alavancou o saldo positivo de empregos da RMVale no mês de outubro. O segmento teve uma diferença positiva de 1.236 vagas no mês, sendo responsável por 66% das 1.8240 vagas criadas na região no período, de acordo com dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), nesta segunda-feira (20).

Serviços fica à frente do Comércio, que teve saldo positivo de 466 vagas, e Indústria de transformação (288 vagas). São José dos Campos, que foi a cidade que mais gerou empregos no Interior em outubro, também foi a que mais abriu vagas em serviços, com 736.

Leia MaisSão José lidera ranking de geração de empregos em outubro no interiorRMVale registra saldo positivo de 1,8 mil novos empregos em outubroDesemprego entre jovens é o dobro da média global

De acordo com o Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) de São José e região, os números podem indicar uma retomada da economia.

“São duas coisas que podemos avaliar. As contratações para o final de ano e um indício da recuperação da economia. Nosso setor está sufocado e as empresas sofrendo com a crise. Mas ainda temos que ser realistas, pois estamos com um saldo negativo de duas mil vagas. Ainda tem muita coisa para melhorar”, disse o presidente do sindicato, Antônio Ferreira Jr.

Outras cidades que se destacaram na geração de empregos em serviços foram Taubaté (158 empregos gerados), Ubatuba (122), Jacareí (75) e Caraguatatuba (68).

De 33 cidades analisadas pelo Caged, nove tiveram desempenho negativo. Campos do Jordão foi a que mais perdeu: 46 postos. Em seguida aparece Pindamonhangaba e Santa Branca, ambas com saldo negativo de 34 vagas.

Ainda temos que ser realistas, pois estamos com um saldo negativo de duas mil vagas. Ainda tem muita coisa para melhorar"

Antônio Ferreira Jr Pres. Sinhores

Otimismo

Ainda segundo o sindicato, com a aproximação das festas de fim de ano, a projeção é de aumento no faturamento e, consequentemente, da geração de empregos.

“O nosso setor é sempre otimista, mas acho que devemos crescer entre 5% e 10% em relação ao que vimos nos três últimos anos”, complementou Ferreira Jr.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Kyoshy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.