Segundo o Inpe, não há nenhuma mudança confirmada
PedroIvoPrates/Meon
O SindCT (Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial) criticou uma proposta de junção de departamentos feita pela direção do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em São José dos Campos. A diretoria teria proposto a junção do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) ao CGMMA – Coordenação Geral de Monitoramento, Modelagem e Análise.
De acordo com o sindicato, alguns funcionários participaram de uma apresentação em um dos auditórios do Inpe onde foi apresentada a proposta de remanejamento dos departamentos. Nela o Centro de Ciências do Sistema Terrestre deixaria de existir, a Coordenação Geral da observação da Terra e o Cptec seriam rebaixados e o Cemaden seria incorporado ao Inpe. Todos esses departamentos passariam a responder ao CGMMA.
Para o vice-presidente do sindicato, Fernando Morais, as propostas de mudanças não teriam passado por análise de especialistas antes de serem enviadas ao MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).
“Juntar setores, pode até juntar, mas é preciso uma avaliação. O que parece é que falaram ‘junta aqui que eles são mais ou menos parecidos’, mas a realidade é que são completamente diferentes”, afirma Fernando.
O sindicalista diz ainda que não há pessoal fazendo o mesmo trabalho nem funcionários ociosos que justificariam a fusão dos departamentos. “A proposta funde o Cemaden e o Cptec com outros grupos que tem identidade e atividades própria. Não tem gente fazendo o mesmo trabalho nem gente ociosa que justificaria a junção”, diz o vice-presidente do SindCT.
Segundo o Inpe, não há nenhuma mudança confirmada, ainda são propostas que passarão por análises.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.