RMVale

Sindicato dos Metalúrgicos e Taubaté faz mobilização em defesa dos trabalhadores da Ford

Prefeitura de Taubaté e Governo do Estado devem se reunir para tratar dos impactos do fechamento da fábrica na cidade

Escrito por Meon

12 JAN 2021 - 09H45 (Atualizada em 12 JAN 2021 - 10H02)

Sindmetau

Os trabalhadores da Ford Taubaté realizam, na manhã desta terça-feira (12), uma mobilização na fábrica em defesa dos empregos. A manifestação acontece após a montadora anunciar o encerramento da produção no Brasil.

O Sindicato dos Metalúrgicos informou que foi pego de surpresa com o encerramento das atividades no país e que não houve qualquer negociação com o órgão. “O Sindicato vai fazer toda luta necessária para tentar reverter essa situação”, disse Claudio Batista, presidente da entidade.

A fábrica em Taubaté tem 830 trabalhadores, que contam com estabilidade no emprego até dezembro de 2021, fato ignorado pela Ford em seu anúncio. Segundo o Sindmetau, esse período de estabilidade é resultado dos acordos de redução de jornada e salários firmados durante a pandemia. “Além de serem muitos pais de família, estamos em plena pandemia causada pela Covid-19. Não podemos aceitar isso”, afirmou o presidente do Sindmetau.

Os trabalhadores também aprovaram que o Sindicato acione os poderes públicos municipal, estadual e federal em defesa dos empregos.

A Ford está há quase 53 anos em Taubaté, onde produz atualmente motores e transmissão.

Força-tarefa

O governo estadual criou uma força-tarefa para tratar dos impactos do fechamento da fábrica na cidade.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen, deve se reunir com o prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), nesta terça-feira (12), para definir um plano de mitigação dos efeitos do fechamento da fábrica.

A Prefeitura de Taubaté lamentou o fechamento da Ford na cidade e a consequente demissão dos 830 funcionários. A administração municipal ainda disse que entende que a crise econômica mundial tem reflexos na cidade, mas não podemos arcar com tal monta de prejuízo.

“Todos os trabalhadores desligados receberão o apoio necessário da administração municipal. Ainda nesta semana, o Executivo terá reuniões com representantes do Sindicato dos Metalúrgicos e do governo do Estado para buscar alternativas”, diz trecho da nota.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.