A Assembleia Geral de Credores (AGC) da Avibras, ocorrida virtualmente nesta terça-feira (13), foi suspensa a pedido do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que encontrou pontos prejudiciais aos trabalhadores na proposta apresentada pela Brasil Crédito Gestão Fundo de Investimento e Direitos Creditórios, interessada na aquisição da Avibras. A próxima assembleia ficou agendada para o dia 26, às 12h.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Na proposta questionada pelo Sindicato, a Brasil Crédito não reconhece as obrigações decorrentes de contratos anteriores da Avibras, exceto os salários e as multas decorrentes dos atrasos salariais. Além disso, esse ponto só seria negociado no período de transição para a formação de uma nova empresa, a ser denominada Nova AVB, caso seja confirmada a aquisição da Avibras pela Brasil Crédito.
O Sindicato exige que seja negociado um acordo coletivo antes da aprovação do plano alternativo para retomada da Avibras, que tem de ser submetido à AGC. Por isso, a entidade solicitou a suspensão da assembleia.
A proposta da Brasil Crédito também prevê que os créditos estritamente salariais serão corrigidos e pagos em 48 parcelas mensais. Prevê ainda que as multas trabalhistas sejam convertidas em 10% do capital social da empresa.
“Além de assumir o passivo do contrato anterior, a Brasil Crédito tem de garantir a estabilidade no emprego para todos os trabalhadores, se retornarem às atividades”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.
O pedido de suspensão feito pelo Sindicato foi aprovado pelos trabalhadores, em assembleia virtual ocorrida na segunda-feira (12).
João Brasil
Pela primeira vez nesses três anos de crise, o proprietário da Avibras, João Brasil Carvalho Leite, se reuniu com o Sindicato. A reunião aconteceu um dia antes da assembleia de credores, que também pela primeira vez contou com a participação de João Brasil. O empresário disse que continuam as negociações com o grupo saudita Black Storm Military Industries, que tem interesse em comprar a fábrica brasileira.
Após a AGC, João Brasil enviou ofício a Weller Gonçalves e citou a possibilidade de negociação entre a Black Storm e o Sindicato, nos próximos dias.
SJC: Polícia Civil apreende mais de 90 kg de maconha
Drogas foram encontradas em uma casa no Jardim Minas Gerai
Taubaté alerta para golpista que se passa por médico
Criminoso tenta extorquir famílias de pacientes do SUS
Rodovia dos Tamoios terá passagem de carga especial
Transporte ocorrerá na madrugada desta quarta-feira (14)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.