Com o objetivo de ampliar a conscientização e alertar sobre como prevenir e denunciar a violência contra os idosos, a Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta quarta-feira (11), uma caminhada no Parque Vicentina Aranha, um dos cartões-postais de São José dos Campos.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Participaram da atividade externa pelo menos 100 frequentadores das Casas do Idoso Norte, Sul, Leste e Centro.
Foi uma manhã de sensibilização, diversão, animação, aula de ritmos e lanche comunitário.
A caminhada é mais uma ação da campanha Junho Violeta, realizada em todo o país com a finalidade de ampliar a conscientização e o combate à violência contra as pessoas idosas.
No próximo domingo (15) é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
O objetivo da campanha e das ações da Prefeitura, que se estenderão por todo o ano e são realizadas em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, é criar uma consciência de que existe violência contra os idosos, como maus-tratos e abusos, e disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
Diversão
A união de lazer e conscientização agradou os idosos, que elogiaram a iniciativa da Prefeitura.
"Conscientização é sempre fundamental, ainda mais sobre um tema tão importante. Em São José, a Prefeitura cuida muito bem dos idosos", disse Oliveira Carvalho Nogueira, que completou 74 anos nesta quarta e frequenta a Casa do Idoso Sul.
"É um presente poder comemorar meu aniversário com os amigos da Casa da Idoso e em um local tão lindo como o Vicentina Aranha", completou o aposentado, que mora no Jardim América, na região sul.
A opinião foi compartilhada pela aposentada Teresinha Silva, que tem 80 anos, reside no Jardim Itapuã, na região leste, e frequenta a Casa do Idoso Leste.
"Sempre participo das atividades externas, passeios e caminhadas promovidas pelas Casas do Idoso. Hoje aqui estamos tendo conscientização e diversão", afirmou.
Proteção e cuidados
São José possui uma ampla e estruturada rede integrada de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas, envolvendo diversas secretarias municipais e com ações ao longo de todo o ano.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, mantém a Assessoria de Política e Direitos dos Direitos dos Idosos.
Os Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) atuam quando os direitos das pessoas idosas são violados, garantindo assistência aos idosos e às famílias.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é atuante e desenvolve ações em parceria com a Prefeitura.
Denúncias
A Prefeitura conta com a colaboração dos munícipes para denunciarem casos de violência contra os idosos.
As denúncias podem ser encaminhadas através da Central 156 (telefone, site e aplicativo), com ligação gratuita. Também podem ser feitas pessoalmente nos Creas.
Já o Disque 100, canal nacional de ligações gratuitas, tem atendimento 24 horas, todos os dias da semana.
Guarda de Jacareí participa de curso com PM do RJ
Atividade voltada para patrulhamento em áreas de risco
SP já emitiu 4 milhões da nova identidade nacional
Em todo Brasil foi emitida mais de 30 milhões
Trump reafirma defesa do dólar contra ataques do BRICS
Presidente destaca início de novas tarifas em 1º de agosto
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.