A Defesa Civil informou que um incêndio ocorrido recentemente em área com turfa — um tipo de solo formado por matéria orgânica em decomposição — foi controlado graças à ação integrada de equipes municipais. Segundo os técnicos, o material é altamente inflamável em períodos de estiagem e pode manter o fogo ativo sob a superfície por vários dias, liberando fumaça tóxica.
O combate ao incêndio exigiu técnicas específicas, como o encharcamento intenso do solo, para garantir que o fogo fosse totalmente extinto. A ação rápida e coordenada evitou danos maiores à região.
A Defesa Civil alerta que o período de seca, que vai de junho a setembro, eleva o risco de queimadas urbanas e florestais. A população deve evitar descartar lixo ou bitucas de cigarro em áreas secas e nunca realizar queimadas. Em caso de incêndio, os contatos para denúncia são 190 (Bombeiros/Defesa Civil) e 153 (Guarda Civil Municipal).
A Prefeitura destacou que continuará monitorando áreas de risco e reforçando medidas de prevenção, reafirmando o compromisso com a preservação ambiental e a segurança da população.
SJC: Obras vão modernizar novo AME da cidade
Previsão de término é o final do primeiro semestre do ano que vem
São José recebe Congresso Nacional de Arborização
Evento acontece de 19 a 25 de setembro
Vacinação contra o HPV e outras doenças têm horário ampliado em Jacareí
Atendimento acontece em quatro unidades de saúde
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.