São José dos Campos está com inscrições abertas, até a próxima sexta-feira (1), para o maior programa de formação e qualificação voltado aos setores culturais e criativos do país. São 300 vagas para oito atividades do CULTSP PRO na cidade. As aulas, gratuitas e presenciais, são oferecidas pelo Governo de São Paulo em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
A abertura no Museu Municipal acontece na próxima terça-feira (5), das 13h às 14h30, com o masterclass “Os bastidores das equipes de E-Sports". O encontro aberto vai apresentar os bastidores das equipes de e-sports, mostrando como a produção de conteúdo tem uma importância vital para a divulgação da equipe junto a patrocinadores e o público gamer. O espaço oferece 120 lugares.
Além do masterclass, serão sete cursos com 170 vagas abertas.
Games
Um dos destaques da programação é o curso “Criação e Desenvolvimento de Games”, que vai capacitar os participantes a criar seus próprios jogos 2D utilizando a plataforma Construct 3, desde a concepção de ideias até a publicação de jogos completos. A carga horária será de 72 horas.
As aulas acontecem no Museu Municipal de São José dos Campos, de 6 de novembro a 18 de dezembro. Os encontros serão às segundas e quartas, das 8h às 13h.
Para participar de todos os cursos, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas são gratuitas e presenciais e as inscrições podem ser realizadas pelo site www.cultsppro.org.br.
“O CultSP PRO representa um marco na formação de profissionais da cultura em São Paulo. Estamos criando um programa robusto, que não apenas qualifica a mão de obra, mas também fomenta o desenvolvimento de talentos e a geração de novas oportunidades para quem já atua na cadeia produtiva da cultura”, afirma Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Escolas temáticas
O CULTSP PRO será composto por seis escolas temáticas, além de um programa especial de qualificação, cada uma com foco em diferentes áreas da cultura e economia criativa. A Escola de Artes se dedicará à formação em performance artística, abrangendo dança, teatro musical, circo, ópera e música, além de capacitação técnica para bastidores, como cenografia e produção musical. Já a Escola de Patrimônios e Equipamentos terá foco na gestão e preservação de patrimônio cultural, oferecendo cursos em curadoria, conservação de acervos, educação patrimonial e gestão de museus.
A Escola do Audiovisual, Games e Tecnologias proporcionará capacitação em áreas como produção audiovisual, animação 3D e criação de games, voltada para cinema, TV e novas mídias. A Escola de Conteúdo, Design e Artes Visuais, por sua vez, oferecerá formação em criação de conteúdo, design gráfico, fotografia e artes visuais. A Escola de Tradições e Expressões Criativas promoverá a qualificação em gastronomia, moda sustentável e artesanato, incentivando negócios criativos baseados em tradições culturais.
Por fim, a Escola de Inovação e Sustentabilidade terá como foco o empreendedorismo, gestão cultural, legislação e idiomas, com ênfase em projetos culturais inovadores e sustentáveis. Além disso, o Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro buscará o aprimoramento de grupos artísticos, promovendo intercâmbios e valorizando as culturas regionais.
Alexandre de Moraes pode decidir sobre aumento do IOF
Ministro é relator de ações contra decisão do Congresso
Uso excessivo de IA pode atrapalhar a aprendizagem
Participantes que usaram só o ChatGPT tiveram menor atividade cerebral
Brasil gera quase 149 mil vagas com carteira assinada
Setor de serviços lidera contratações
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.