O Tribunal de Justiça de São Paulo acatou um recurso da Defensoria Pública e do Ministério Público na segunda-feira (4), obrigando a Prefeitura de São José dos Campos a realizar intervenções para melhorar o trânsito na área da ponte estaiada, conhecida como Arco da Inovação, em até dois anos. A decisão, no entanto, permite recurso.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
A construção da ponte, que custou cerca de R$ 60 milhões, foi considerada "ineficiente" pelo Tribunal. Inaugurada em abril de 2020, a obra enfrentou contestações legais durante seu processo, com ações pedindo a sua suspensão baseadas na alegação de que sua capacidade funcional se esgotaria em 2025.
Apesar das objeções, a Justiça permitiu a continuidade das obras com base em informações apresentadas pela prefeitura. Agora, o tribunal determinou intervenções para melhorar a fluidez do trânsito em várias rotatórias e vias adjacentes.
A Prefeitura de São José dos Campos declarou que já realizou todas as intervenções mencionadas na sentença, ressaltando que seis anos se passaram desde a construção da ponte, durante os quais foram implementadas diversas melhorias viárias. No entanto, a administração afirmou que irá recorrer da decisão.
O vice-governador Felício Ramuth, que era prefeito na época da construção, também se pronunciou, argumentando que todas as obras solicitadas já foram concluídas.
A Prefeitura de São José dos Campos divulgou uma nota sobre o Arco da Inovação:
"Todas as obras e intervenções adicionais citadas na sentença , já foram realizadas. Os levantamentos originais do laudo técnico são de 2018 e apontaram que o Arco da Inovação era uma solução adequadamente viável, fato reconhecido pela sentença em 1º grau.
Seis anos já se passaram, com intervenções nas áreas citadas na decisão e muitas delas já comunicadas no processo, como por exemplo a obra de ligação da Av. Dr. Sebastião Henrique da Cunha Pontes à Av. Dep. Benedito Matarazzo, passando sob o viaduto da Rodovia Pres. Dutra, proporcionou uma conexão mais rápida da região sul à Rodovia Pres. Dutra sentido São Paulo e da região sul para a região oeste; a nova rotatória e ampliação da avenida Lineu de Moura x Eduardo Cury x Jorge Zarur x via oeste; nova via da Ana Maria Nardo (via Daniel Braun); construção e conexão da ciclovia da Jorge Zarur; adequação de acesso à Via Oeste (recém finalizada), sendo que todo entorno e aproximação ao Arco da Inovação estão sinalizados com semáforos inteligentes adaptativos em tempo real (scats), monitorados pelo CSI.
Foi feita uma readequação na sinalização e otimização do tempo semafórico da Av. São Joao x Av. Madre Paula, beneficiando diretamente a área entre a rotatória e a R. Paulo Edson Blair.
No Torii foram instalados semáforos inteligentes, feito o alargamento da pista próximo ao supermercado Tauste, adequações dos pontos de ônibus, faixa pedestre e ciclovias, interligando e melhorando o fluxo desses modais, além de melhoria do raio de giro da Rua Prof. Dr. Joao Batista Ortiz com acesso a via oeste. O fechamento da saída do Assaí para Av. São Joao, melhorou o fluxo na chegada da aproximação e distribuição dos fluxos veiculares na rotatória do arco
Com todas essas intervenções, a Prefeitura irá recorrer da decisão."
UE e Argentina suspendem importação de frango do Brasil
Após China, outros países interrompem compras
Taubaté inicia mutirão com até 900 exames de análises clínicas por dia
Contrato com laboratório é ampliado para reduzir fila
Prefeitura de São Sebastião prorroga Anistia Fiscal até 13 de junho
Contribuintes têm descontos de até 100%
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.