RMVale

SJC: Oportunidades para Curso de Defesa Pessoal para Mulheres

São 25 vagas disponíveis

Escrito por Meon

05 AGO 2025 - 13H46

Divulgação

A Prefeitura de São José dos Campos abre nesta terça-feira (5) as inscrições para 25 novas vagas no curso gratuito de Defesa Pessoal para mulheres. As inscrições vão até o preenchimento das vagas. As novas alunas iniciam as aulas no dia 16 de agosto (sábado).

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

As interessadas devem se inscrever pela turma “Rosa” no aplicativo Viva São José. As aulas são realizadas no primeiro e terceiro sábado de cada mês, das 8h30 às 9h30, no Parque da Cidade, que fica na Avenida Olivo Gomes, 100, em Santana.

Autonomia e proteção

O Agosto Lilás, é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, em referência à Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), sancionada em 7 de agosto. O objetivo é promover o empoderamento feminino e oferecer ferramentas práticas para que as mulheres possam se defender em situações de risco.

Além do aspecto físico, o curso contribui para o fortalecimento psicológico das participantes, preparando-as para reconhecer e reagir diante de ameaças ou agressões.

Instrutores e funcionamento

As aulas são ministradas pela equipe da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, em parceria com o investigador da Polícia Civil José Renato Rodrigues Júnior, que atua como voluntário desde agosto de 2022.

Podem participar mulheres com mais de 18 anos. Após a inscrição, as candidatas receberão por e-mail todas as orientações necessárias para a participação, incluindo regras sobre pontualidade e assiduidade.

Patrulha Maria da Penha

Referência no atendimento a vítimas de violência doméstica, a Patrulha Maria da Penha oferece acompanhamento personalizado a mulheres com medidas protetivas. O trabalho é realizado por equipes da GCM, com visitas periódicas, fiscalização de descumprimento de ordens judiciais e patrulhamento nos arredores dos locais frequentados pelas vítimas.

O serviço prioriza o acolhimento e a privacidade, com viaturas descaracterizadas e presença de guardas femininas para mais conforto das atendidas. A Patrulha também atua na prevenção, com ações educativas em escolas, empresas e eventos comunitários, abordando temas como os tipos de violência, canais de denúncia e sinais de alerta.

Canais de apoio

As mulheres que participam do programa têm acesso a um botão de emergência exclusivo. Já quem estiver em situação de risco pode acionar a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 ou a Polícia Militar pelo 190.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.