A Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos toca nesse domingo (30), às 10h, na Casa de Cultura Flávio Craveiro, em São José dos Campos.
Todas as apresentações são gratuitas. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Sob a regência de Gesiel Vilarubia, com Davi Ciriaco no contrabaixo, a Orquestra apresenta as obras Suíte Antiga, de Alberto Nepomuceno; A Lenda do Caboclo e Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa-Lobos; Suíte Chiquinha Gonzaga, de Juliana Ripke; e Aquarela Brasileira, de Ary Barroso. A Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos e o Polo Regional de São José dos Campos têm patrocínios Ouro de Supermercados Tauste e Novelis, além de parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Maestro, arranjador e violonista, o regente Gesiel Vilarubia é Mestre em Música pela UNESP, onde também se graduou em Composição e Regência. Como maestro, teve como seu principal orientador Cláudio Cruz, de quem foi assistente na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo de 2018 a 2020. Também desenvolve um trabalho à frente de grupos jovens, sendo frequentemente convidado a trabalhar com diferentes orquestras e bandas jovens da Grande São Paulo. No campo pedagógico, desenvolve um trabalho como professor na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e na Escola Municipal de Música de Ribeirão Pires, onde coordena os conjuntos instrumentais da instituição. Como violonista, integra o grupo de câmara “Guit’Ars Quartet”, que lançou seu primeiro álbum em 2020, composto de transcrições de peças orquestrais para quarteto de violões.
Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos
A orquestra sinfônica é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras. A Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos é formada por 50 guris da Regional de São José dos Campos, contemplando violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta, clarinete, trompa, trompete, trombone, tuba e percussão.
Sobre os Grupos Musicais
Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares. Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).
Aquarela Brasileira [arr. Rubens Ricciardi]
Data: 30 de junho de 2024, domingo, às 10h
Local: Casa de Cultura Flávio Craveiro
Endereço: Avenida Lenin, 200, Dom Pedro I - São José dos Campos/SP
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.