RMVale

SUS começará a usar medicamento inédito para câncer de mama

Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote nesta segunda-feira (13)

Escrito por Meon

14 OUT 2025 - 15H30

Getty Images

O Ministério da Saúde recebeu, neste Outubro Rosa, o primeiro lote do medicamento Trastuzumabe Entansina, de última geração, incorporado ao SUS para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença. A remessa, com 11.978 unidades, chegou ao almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, nesta segunda-feira (13).

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Ao todo, serão quatro lotes, com entregas previstas até junho de 2026. O medicamento atenderá 100% da demanda atual do SUS, beneficiando 1.144 pacientes ainda em 2025. O investimento federal é de R$ 159,3 milhões para a compra de 34,4 mil frascos, negociados com desconto de cerca de 50% em relação ao preço de mercado, garantindo economia de R$ 165,8 milhões e ampliando o acesso ao tratamento.

O Trastuzumabe Entansina é indicado para mulheres com sinais persistentes da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama em estágio III. Segundo o Ministério da Saúde, a nova terapia pode reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes com esse tipo de câncer, representando um avanço importante no cuidado oncológico no país.

Além desse medicamento, o governo também avança na oferta dos inibidores de ciclinas — abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe — para casos de câncer de mama avançado ou metastático com receptor hormonal positivo e HER2-negativo. A portaria que autoriza a compra descentralizada desses medicamentos será publicada ainda neste mês, permitindo aquisições diretas por estados e municípios com financiamento federal.

Outras ações reforçam a política de prevenção e diagnóstico precoce. A faixa etária para realização da mamografia no SUS foi ampliada para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo sem sintomas. Além disso, 28 carretas do programa Agora Tem Especialistas começaram a atuar em 20 estados brasileiros, levando atendimento especializado a regiões com baixa oferta de serviços, com expectativa de realizar 130 mil procedimentos em outubro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.