Pedestre disputa espaço com postes nas calçadas do centro de Taubaté
Flávio Pereira/Meon
Andar pelas calçadas de Taubaté pode ser um desafio. As reclamações sobre a falta de espaço, calçadas com buracos e postes dividindo lugar com os pedestres, são frequentes na cidade. Os pontos mais críticos são identificados facilmente na região central.
O analista de ouvidoria, Felipe Alves, 20 anos, afirma que é preciso paciência para andar no centro. "As calçadas no centro são estreitas, não dá para andarmos".
Alves diz que a única opção é o pedestre andar na rua, colocando em risco a sua vida. "Além de pequenas, as calçadas estão com muitos buracos e precisamos andar na rua, muitas vezes disputando espaço com os carros. Isso é horrível", afirma o morador.
De outro lado, o governo Ortiz Junior (PSDB) afirma que está tentando achar uma solução para o problema com parcerias junto ao governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
"Existe o projeto do PAC, onde três vias da região central terão a implantação da calçada segura, junto com o alargamento. Estamos aguardando a liberação da verba para iniciar a licitação e execução", informa a nota.
A administração admite que a maioria das reclamações está concentrada no centro da cidade. "Grande parte das calçadas que precisam de readequação estão na região central, onde elas são muito estreitas e só teriam solução com redução das faixas de rolamento das vias, para então poder alargar e padronizar conforme o decreto", diz trecho da nota.
Regras
A administração destaca que regulamentou em 2014 as normas das calçadas e que está cobrando o cumprimento das regras. A regulamentação sobre as normas das calçadas aconteceu em 23 de setembro de 2014, por meio do decreto 13.410. O governo acrescenta ainda que "vem cobrando dos novos empreendimentos o cumprimento das regras. Além dos novos, alguns imóveis ainda terão o prazo de 12 meses após a publicação do decreto para se adequarem", completa a nota da prefeitura.
Legislativo
O presidente da Comissão de Acessibilidade na Câmara de Taubaté, o vereador Diego Fonseca (PSDB), afirma que as reclamações sobre a mobilidade urbana na cidade são diversas, principalmente quando o assunto é calçada. "As calçadas na cidade são inacessíveis e a Comissão pretende notificar a prefeitura para realizar medidas emergenciais", diz.
Fonseca também deve convocar uma audiência pública para discutir a problemática. "Vamos chamar os responsáveis para que prestem esclarecimentos sobre a situação", afirma o vereador.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.