Os trabalhadores e trabalhadoras na Volkswagen (VW) Taubaté ratificaram o acordo coletivo vigente na fábrica em assembleias realizadas nesta terça-feira (08). A proposta aprovada estabelece um reajuste de quase 10% no valor da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 2025 e uma nova fórmula de cálculo nos próximos anos.
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp
As demais cláusulas do acordo coletivo de trabalho firmado em 2023 pelo Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) foram mantidas na íntegra. Entre elas estão a estabilidade no emprego até 2028, a valorização da data-base, implantação de um vale-alimentação, além de novos investimentos que garantem o futuro da planta na cidade.
A novidade está no cálculo da PLR. Segundo o presidente do Sindmetau, de 2026 até 2028, sempre que a produção nas unidades da Volks ultrapassar 530 mil veículos por ano, a PLR será definida por uma fórmula. Essa fórmula leva em conta um valor unitário por automóvel fabricado, a variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e o volume total de carros produzidos pela montadora no Brasil.
“Em reuniões com a fábrica, conseguimos estabelecer o preço de cada carro fabricado, o que garante o incremento da PLR nos próximos anos, sempre levando em consideração o volume de produção”, explicou o presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), Claudio Batista, o Claudião.
Na avaliação do presidente do Sindmetau, a reafirmação desse acordo coletivo de trabalho é um compromisso da entidade com os metalúrgicos e metalúrgicas. “Todo acordo que o Sindicato faz é pensando na melhoria de condições e de renda para a categoria”, declarou Claudião.
Acordo coletivo
O acordo coletivo de trabalho de trabalho na Volks também resultou na produção do VW Tera, lançado neste ano como o novo SUV de entrada da montadora. Mais de 300 trabalhadores já foram contratados para produção do veículo em Taubaté.
Negociado pelo Sindmetau em 2023, o acordo coletivo de trabalho na Volks precisa ser referendado pelos trabalhadores a cada dois anos para continuar com as garantias legais válidas. Atualmente, a Volks Taubaté conta com cerca de 3 mil funcionários.
FIFA divulga cronograma para venda de ingressos da Copa de 2026
Evento espera 6,5 milhões de torcedores nos EUA, México e Canadá
Otan ameaça Brasil, China e Índia com sanções por negociar com Rússia
Aliança ocidental pressiona países que mantêm laços comerciais com Moscou
Idosa morre após passar por procedimento estético, em São José
Paciente foi submetida a lifting facial e lipoaspiração cervical
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.