Por Meon Em RMVale

Travessia de balsas: moradores de Ilhabela podem ficar ‘ilhados’

Sindicato pede melhores condições de trabalho e aumento de salário; paralisação pode acontecer a qualquer momento

Veículos em Ilhabela Balsa Dersa

Ameaça de greve é real e pode ocorrer se o sindicato dos trabalhadores marítimos não conseguir reajustes e melhorias

Divulgação/Arquivo/Meon

Os trabalhadores marítimos que fazem a travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela ameaçam fazer uma paralisação a qualquer momento. A categoria pretendia realizar uma “operação tartaruga” neste feriado prolongado de 12 de outubro, como forma de protesto contra as más condições de trabalho e reajustes salariais. Por conta disso, os moradores do arquipélago podem sofrer com a falta do transporte entre os municípios.

A DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S/A) é a dona das embarcações, mas a travessia é administrada pela Internacional Marítima, que opera o transporte há pelo menos oito anos.

Uma licitação foi aberta para contratação da nova empresa prestadora que ficará responsável pelo serviço de operação nas travessias litorâneas do estado de São Paulo. A Internacional Marítima está entre as entidades que participam do certame.

Leia MaisCaso Gabriel Cesar: Polícia Civil acredita que vítima tenha morrido afogadaTarifa de ônibus aumenta a partir desta quarta em PindaCaso Camila Sasaki: Polícia avança com as investigações

A principal reivindicação do Sindmestres (Sindicato Nacional dos Mestres de Cabotagem e dos Contramestres em Transportes Marítimos) é em relação às condições de trabalho e a dificuldade de diálogo com a empresa.

“Os comandantes sofrem com essa situação há quatro anos. Estamos pleiteando um acordo coletivo de trabalho para os funcionários. Queremos melhores condições de trabalho e reajustes salarias. As balsas estão em péssimas condições, sempre apresentam problemas e toda responsabilidade fica por conta dos comandantes. Isso não pode continuar assim”, afirmou Valter Martins Ramos, presidente do Sindmestres.

Ainda segundo o presidente do sindicato, por enquanto a paralisação não vai acontecer porque é preciso aguardar o resultado da licitação e, consequentemente, o conhecimento da nova empresa.

“Conversamos com o Eduardo Di Gregório, diretor da DERSA, e ele nos garantiu que fará a intermediação entre o sindicato e a empresa vencedora do certamente. Caso o diálogo não aconteça iniciaremos as paralisações. A expectativa é que o resultado da empresa vencedora da licitação saia nas próximas semanas”, acrescentou Valter Martins.

Por meio de nota, a DERSA informou que respeita o direito da liberdade de expressão e manifestação pública, mas entende que os usuários que dependem deste serviço não podem ser prejudicados. A companhia disse ainda que a Internacional Marítima foi notificada para que garanta o pleno funcionamento da travessia durante o feriado prolongado.

Já a Prefeitura de Ilhabela ressaltou, por meio de nota, que espera que a questão seja resolvida dentro do direito democrático, mas que o Governo Estadual reconheça a precariedade desse serviço que está prejudicando a saúde física e emocional dos funcionários.

DERSA é multada em R$ 50 mil por vazamento de óleo

A DERSA foi multada em R$ 50 mil por um vazamento de óleo em São Sebastião. Na madrugada de terça-feira (9), um acidente durante a lavagem da praça de máquinas de uma das balsas causou o vazamento de “filme oleoso” no mar.

A companhia informou que o Centro de Atendimento a Emergências, da Companhia Docas de São Sebastião, fez a contenção e o recolhimento da substância. A DERSA disse ainda que o líquido que caiu no mar se trata de um "filme oleoso", que é basicamente uma água com resíduos de óleo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.