RMVale

Vídeo: manifestantes do MST tentam invandir sede da Bayer em São José

Muros foram pichados e o logo da empresa foi incendiado durante o protesto

Escrito por Gabriel Campoy

10 JUN 2022 - 10H34 (Atualizada em 27 JUN 2022 - 09H37)

Reprodução / Instagram

A sede da empresa Bayer em São José dos Campos sofreu uma tentativa de invasão por parte de integrantes do MST (Movimento do Trabalhadores Sem Terra) na manhã desta sexta-feira (10).

Muros da empresa na Rua Carlos Marcondes, no bairro Limoeiro, zona oeste do município, foram pichados. Em alguns deles é possível ler a frase “Agro Bayer é fome”.

Além disso, algumas faixas com dizeres de protesto foram penduradas na entrada do local e até o logo da empresa, em um canteiro central, foi incendiado pelos manifestantes.

Confira o vídeo.

De acordo com o perfil oficial do MST no Instagram, o motivo da "ocupação" seria o fato dela ser, segundo o movimento, a líder mundial na produção de agrotóxicos. Ainda de acordo com a conta dos sem terras, outra motivação foi o fato do índice de pessoas passando fome no país, divulgado recentemente.

"A Bayer exporta para o Brasil substâncias que são proibidas em boa parte do mundo. No Brasil, 1 pessoa morre de envenenamento por agrotóxico a cada 2 dias e cerca de 20% das mortes são de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos", diz a publicação.

Condenamos veementemente a violência e os danos cometidos durante a manifestação. Estamos sempre abertos ao diálogo e à transparência, mas a ação violenta é inaceitável em uma sociedade democrática, e totalmente contrária aos nossos valores.

Em nota enviada à reportagem do Portal Meon a Bayer afirmou condenar os danos estruturais cometidos durante a manifestação, destacou estar aberta para dialogar, mas considerar "inaceitável a ação violenta em uma sociedade democrática". Confira o comunicado na íntegra

"Diálogo e transparência são fundamentais para a Bayer. Nossas equipes estão em constante diálogo com diversos parceiros para disponibilizar soluções que contribuem com o fornecimento de alimentos de qualidade, respeitando o meio ambiente. Estamos cientes das preocupações dos manifestantes, mas estamos convencidos de que precisamos de sementes com tecnologia inovadora, proteção de cultivos e soluções digitais para enfrentarmos alguns dos maiores desafios do nosso tempo: produzir alimentos suficientes para uma população mundial crescente utilizando menos recursos. Nosso compromisso com a sustentabilidade é um elemento central da estratégia corporativa e de negócios da Bayer e um dos nossos valores fundamentais."


Confira algumas fotos do protesto.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.